@viuitauna
A agenda de Romeu Zema (Novo) em Itaúna nesta quinta-feira (7) começou com uma visita à Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza, no bairro Padre Eustáquio. Recebido pela base do prefeito Neider Moreira (PSD), o governador ficou “muito satisfeito” com a adesão da cidade ao Projeto Mãos Dadas, de municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental. Zema disse ainda que o ensino à distância na pandemia funcionou. “Perguntei aos alunos, eles confirmam que funcionou, apesar de não ser equivalente ao ensino presencial”.
Zema abriu a solenidade de assinatura do início das obras do trevo do Morro do Engenho, na MG-431, dizendo que a escola, onde acompanhou o retorno às aulas, se destaca no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e comparou a qualidade da merenda com o período em que assumiu o governo de Minas Gerais, no início de 2019.
“Fiquei muito satisfeito com a visita, muito bem atendido pela diretora e pela equipe, que confirmaram a melhoria na merenda escolar e na manutenção do prédio escolar. Lembrando que as escolas, até nós assumirmos, estavam enfrentando uma dificuldade muito grande. Em algumas delas a merenda escolar era quase que uma sopa de arroz ou de feijão devido a falta de recursos que não eram repassados adequadamente às escolas”, avaliou.
Para o governador, durante o período de pandemia o Estado conseguiu estruturar adequadamente o ensino a distância. Com a volta das aulas presenciais, Zema espera retomar um ensino de qualidade. Ele elogiou Neider por ter conseguido aprovar a adesão de Itaúna à municipalização do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, das Escolas Estaduais João Dornas Filho, Leonardo Gonçalves Nogueira e Zezé Lima.
“O prefeito está muito mais próximo do ensino, das escolas, do que o governo do Estado e tem muito mais condição de fazer um bom trabalho nesse sentido. Os estados no Brasil, que tem as melhores avaliações dos anos iniciais do ensino fundamental, são estados onde o Município é o gestor dessas escolas. Então o que nós queremos fazer é muito claro: não tem nada de ideológico, de retirar da cartola”, argumentou Zema.
BOAS PRÁTICAS Segundo o chefe do Executivo em Minas, o que o governo tem feito é baseado em boas práticas e que já deu certo em outros lugares. “Não temos nenhum gênio no governo prometendo soluções miraculosas. O que nós temos feito, em todas as áreas, não só na educação, é colocado em prática em todo manual de boa gestão manda. Nada além disso. Todos os indicadores do nosso governo, sem exceção, melhoraram. O IDEB melhorou”.