@viuitauna
O temporal que atingiu Itaúna no fim da tarde desta terça-feira (26) voltou a causar transtornos à população, fechando vias e inundando o comércio e residências. Os impactos da chuva reverberaram durante a reunião da Câmara Municipal, com vereadores ressaltando a necessidade de obras de captação pluvial na cidade.
Na Av. Dorinato Lima, houve alagamentos próximo à rotatória do Morro do Engenho e o trevo com a MG-431, onde o tráfego da rodovia foi interrompido pelo acúmulo de água em meio às obras no local. A lagoa ao lado da nova sede da Prefeitura, no Boulevard Lago Sul, transbordou. Na Rua Chico Morais, no Recanto das Peixotas, acesso às comunidades de Lopes, Campos e Angicos, motoristas também foram impedidos de passar pela força da correnteza, que encobriu a via.
Na divisa de Itaúna com Itatiaiuçu, um vídeo gravado por um cidadão mostra um volume impressionante de água descendo da Cachoeira dos Chaves, no leito do Rio São João.
Durante a reunião da Câmara, o vereador Gustavo Barbosa (Patriota) lembrou que ele e outros vereadores, como Kaio Guimarães (PSC), tiveram derrubadas propostas de captação pluvial e substituição de tubulação de amianto em obras de recapeamento asfáltico realizadas pela Prefeitura.
ESGOTO INVADE RESIDÊNCIA Um morador da Rua Délcio Antunes Drumond, no Três Marias, procurou o @viuitauna relatando que o esgoto invadiu a sua casa por falta de captação. “Mal começaram as chuvas e os transtornos já apareceram. A rua não tem captação para água da chuva. Os poucos lugares que existe não comporta o volume das águas”, afirma o cidadão Leandro Nogueira.
A quarta-feira (27) amanheceu com as ruas tomadas por lixo e lama na parte baixa do bairro JK. Depois do temporal, o nível das águas do Ribeirão dos Capotos transbordou invadindo residências até o fim da noite. Moradores assustados relatavam a situação em um grupo de WhatsApp do bairro.