@viuitauna
Depois do trevo do Morro do Engenho, a MG-431 poderá receber novos redutores de velocidade e intervenções no perímetro urbano de Itaúna. As possibilidades foram apontadas durante vistoria de engenheiros do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com a presença de lideranças políticas do município, ao trevo do Padre Eustáquio, acessos ao bairro Veredas, Córrego do Soldado e a empresa PCMA.
Além de um viaduto, o trevo do Padre Eustáquio também poderá contar com uma passarela para pedestres. A travessia no trecho, que prevê a ligação da Av. Walter Mendes com a Av. São João, eliminando longas filas de veículos e risco de acidentes, já foi demandada pelo prefeito Neider Moreira (PSD) ao governador Romeu Zema (Novo) e ao senador Antonio Anastasia (PSD) e tem custo total estimado em R$ 15 milhões.
De acordo com a assessoria do deputado estadual Gustavo Mitre (PSC), que convidou o diretor de Operação Viária, Anderson Abras, e o coordenador de projetos da área de Geometria e Terraplenagem do DER-MG, Jefferson Taffarel Nogueira, a travessia do Veredas já está sendo discutida internamente pelo órgão. Um dos vereadores presentes, Antônio de Miranda, o Toinzinho (PSC), ressaltou a necessidade de mais segurança no acesso secundário do bairro. No local, o DER-MG estuda a instalação de um guard-rail retirando o retorno da pista, um redutor de velocidade ou quebra-molas.
Para o acesso ao Córrego do Soldado, na zona rural de Itaúna, serão instaladas placas de sinalização com possibilidade do redutor de velocidade mais adiante. Já no acesso à PCMA será construída uma nova pista marginal, retirando principalmente o trânsito de entrada e saída de carretas próximo ao trevo do Morro do Engenho.
“Não vi muita esperança”, disse Toinzinho ao @viuitauna, sobre a obra do Padre Eustáquio.
AUXÍLIO AO ESTADO Em nota à imprensa, a Prefeitura afirma que após a execução do novo trevo do Padre Eustáquio não haverá mais cruzamento de veículos no mesmo nível. O Município se comprometeu em auxiliar o Estado nas demandas técnicas necessárias para que a obra seja executada o mais rápido possível.
“Estamos somando esforços com o Governo do Estado para que essa obra, tão esperada pelos itaunenses, saia do papel e contribua no desenvolvimento da região. O projeto vai transformar um dos principais acessos da cidade, garantindo fluidez ao trânsito e eliminando filas”, diz Neider.
Também participaram da vistoria a vice-prefeita Gláucia Santiago (PSD), o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços, Rosse Andrade, a gerente Superior de Trânsito, Cíntia Valadares, os vereadores Lacimar Cezário, o Três (PSC), e Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT).
SOLUÇÃO EM 30 DIAS Ainda segundo Silvano, a previsão é de que o DER-MG retorne em 30 dias uma proposta de solução para o acesso ao Córrego do Soldado.