@viuitauna
Com o acendimento das luzes na Praça Dr. Augusto Gonçalves e o Centro decorado para o Natal, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Itaúna) espera aumentar as vendas de fim de ano em 20% em relação a 2020. A expectativa, segundo o presidente da entidade, Maurício Nazaré, é de que sejam gerados até 1500 novos postos de trabalho, preenchidos com vendedores que, caso se sobressaiam, poderão ser efetivados.
De acordo com Nazaré, neste ano a parceria entre Prefeitura de Itaúna, CDL Itaúna e Associação Comercial e Empresarial (ACE Itaúna) investiu ainda mais na ornamentação, além da capacitação dos comerciantes e comerciários ao longo do ano. O treinamento foi realizado por meio de mensagens subliminares e diretas, mostrando a população a importância de se comprar no comércio local.
Apesar de o brasileiro ter tido a renda achatada em cerca de 40% devido a inflação, durante a pandemia, Nazaré avalia que as pessoas ainda demonstram real intenção de presentear neste Natal.
“Itaúna esta vivendo um momento impar em relação a maioria das cidades brasileiras, pois o desemprego na cidade é praticamente nulo. O índice de inadimplência é o menor de Minas Gerais e um dos menores do país e isto se deve ao trabalho incansável liderado pelo Cláudio Soares, capacitando e treinando multiplicadores com o tema consumo consciente e gestão financeira das economias familiares”, aponta.
Nazaré ressalta que a decoração natalina causa bons sentimentos, sendo o momento de unir as pessoas com boas vibrações. “As famílias ficam mais unidas, as pessoas mais próximas. A CDL, ACE e o Sindicomércio têm grande alegria em participar deste projeto tão importante.”
PARCERIA EM PROL DO COMÉRCIO Para o prefeito Neider Moreira (PSD), a parceria entre o Município e as entidades na decoração do Centro propicia aos itaunenses um clima festivo, movimentando o comércio local. Em novembro, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade crédito especial de R$ 116 mil para custeio da iluminação durante o período.
“Os investimentos são extremamente importantes para o fortalecimento da economia de Itaúna. Prefeitura e entidades criaram juntas essa decoração e a expectativa é de bons resultados tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada, com aumento da geração de emprego e renda para a cidade. E, claro, com resgate do sentido dessa data comemorativa, que é a paz, a união e os momentos de confraternização entre familiares e amigos”, afirma Neider.
SAIBA MAIS
Árvore de 12 metros de altura
A ornamentação do Centro e arredores é composta por uma árvore de 12 metros de altura, além da decoração de árvores que integram os jardins da Praça da Matriz, todas iluminadas. Também foram instaladas arandelas, bem como um presépio, chafariz na fonte luminosa e a casa do Papai Noel.