@viuitauna
A Prefeitura de Itaúna anunciou nesta quarta-feira (15) a formalização de interesse em receber a nova fábrica da cervejaria Heineken em Minas, após a empresa desistir de se instalar em Pedro Leopoldo, na Grande BH. Na região, Divinópolis e Itatiaiuçu também entraram no páreo para atrair a multinacional, que prevê investimentos de até R$ 1,8 bilhão para a unidade.
A desistência ocorreu após um imbróglio envolvendo o empreendimento, embargado na Justiça pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu inquérito civil público para apurar o projeto, que seria erguido em uma região de sítios arqueológicos, a cerca de 800 metros da Lapa Vermelha – onde o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi descoberto em 1975.
De acordo com a assessoria de comunicação do Município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico contatou os gestores da cervejaria, apontando fatores sócio-econômicos que credenciariam Itaúna para a escolha. “Sem dúvida alguma a expectativa é grande. Estamos executando um grande plano de gestão no município que reflete em vários indicadores como geração de empregos”, afirma o secretário Diógenes Vilela.
Na visão do prefeito Neider Moreira (PSD) Itaúna já vive um novo patamar, com a instalação de redes como MartMinas, Americanas, além da ampliação das multinacionais Belgo Bekaert, PCMA, Grupo Simec, que nas palavras de Neider “mostram que estamos no caminho certo”.
“Fica a expectativa para mais esse empreendimento instalar em Itaúna. Tenho certeza que será uma via de mão dupla. Ganha a cidade, ganha a empresa”, acrescenta o chefe do Executivo.
TERRENO EM DIVINÓPOLIS Divinópolis também formalizou interesse em receber a cervejaria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo. O prefeito Gleidson Azevedo (PSC) realizou contato com a diretoria da Heineken, apresentando a receptividade do município vizinho. Entre as áreas disponíveis está um terreno de grande porte, próxima a um rio.
“A companhia ainda destaca a importância da água como insumo fundamental para a produção, demandando uma região com substancial disponibilidade de água subterrânea”, afirma a Prefeitura de Divinópolis.
Já a Prefeitura de Itatiaiuçu afirma, por meio de post no Instagram, que a administração do Município formalizou contato com a direção da cervejaria, apresentando a receptividade de Itatiaiuçu com o projeto, apontando áreas disponíveis na cidade. “Uma fábrica desse porte não beneficiaria apenas o nosso município, mas todas as cidades vizinhas. Não mediremos esforços para oportunizar a vinda da Heineken para nossa região. Este é um empreendimento que potencializa diversas cadeias produtivas, com alta geração de novos postos de emprego e receita fiscal muito relevante”, afirma em nota.
PROJETO A construção da fábrica foi anunciada em dezembro de 2020 e estava prevista para ser concluída em 2023. A unidade seria a 16ª da Heineken no país. A marca também conta com 29 centros de distribuição no Brasil, dois deles em Minas, em Poços de Caldas e Contagem. Em comunicado à imprensa, a cervejaria assegurou o interesse em encontrar um novo local para a fábrica no estado.
E MAIS…
AMERICANAS, ENFIM, INAUGURADA Itaúna é a última cidade de médio porte da região a receber uma unidade da Americanas, inaugurada nesta terça-feira (14) na Rua Silva Jardim. A rede varejista, já presente em Divinópolis, Pará de Minas, Arcos, Bom Despacho, Campo Belo, Formiga e Lagoa da Prata, buscava um imóvel para locação há alguns anos na cidade. Conforme apurado pelo @viuitauna, foram ofertadas 12 vagas de emprego. Procurada deste fevereiro do ano passado, a assessoria de imprensa da Americanas não forneceu informações sobre o empreendimento.