@viuitauna
Os testes positivos para COVID-19 voltaram a dobrar em Itaúna. No boletim desta quarta-feira (5), a Prefeitura informa 90 novos casos, contra 45 na segunda (3). Mais cedo, faltaram doses em mais uma rodada de vacinação nos postos de saúde, volume confirmado pela assessoria de comunicação. Com uma morte registrada de homem de 33 anos com histórico de comorbidades, o Hospital Manoel Gonçalves tem três internações em investigação na enfermaria, de pacientes da microrregião.
Nesta terça (4), o Município anunciou a aplicação de primeira e segundas doses, além de doses de reforço da vacina da Pfizer, em todas as unidades de saúde, de 13h às 15h. Seguidores relataram ao @viuitauna, porém, que senhas foram distribuídas antes mesmo do horário agendado, esgotando rapidamente a oferta de imunizantes.
“Meu marido foi vacinar 12h30, mas chegando no Posto Central não havia mais vacina e havia sido distribuído senhas. Se soubesse que iriam distribuir senhas, teria ido mais cedo”, questiona a cidadã Raquel Penido.
Outro cidadão diz que só foram distribuídas 18 doses por posto de saúde. A assessoria da Prefeitura confirma a disponibilidade de poucas vacinas, como na semana passada. A razão é a baixa procura antes do período de festas de fim de ano.
“A expectativa é que na próxima semana venha um quantitativo maior. Quanto o horário, a orientação é 13h, inclusive com distribuição de senhas. Caso tenha sido diferente disso, o cidadão deve informar junto à Ouvidoria para que possamos apurar o ocorrido”, aponta a Prefeitura de Itaúna.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde também desmentiu áudio que circulou nas redes sociais apontando superlotação de casos no hospital – leia mais a seguir.
ALTERAÇÃO NO BOLETIM Na segunda-feira, o Município lançou um novo formato no boletim de casos da COVID-19, informado a média móvel em vez de casos ativos. O dado corresponde à divisão do total de pessoas contaminadas nos últimos sete dias e, segundo a Prefeitura, traz mais precisão de informações.
No ultimo dia 28, a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis confirmou os três primeiros testes positivos da variante Ômicron em Itaúna, sem necessidade de internação hospitalar. A cidade contabiliza 12.268 casos da doença em 20 meses, com 286 óbitos confirmados.
LEIA A NOTA DA PREFEITURA:
“Situação Pronto Socorro Municipal x COVID-19 em Itaúna
A respeito de áudio viralizado em Itaúna nesta quarta-feira (5), via aplicativo WhatsApp, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a citada lotação do Pronto Socorro Municipal se dá prioritariamente em função de pessoas com Síndrome Gripal (SG) e outros atendimentos gerais, típicos desta época do ano e não por suposto agravamento de casos graves de coronavírus na cidade. De acordo com a Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, há realmente pacientes com sintomas semelhantes em investigação e outros confirmados no Pronto Socorro, porém, estáveis e sem gravidade maior. O último boletim epidemiológico da instituição registra apenas um paciente internado no CTI COVID e outras três pessoas de municípios vizinhos em observação. Portanto a situação se apresenta de forma bem diferente do ápice da pandemia que vivenciamos há alguns meses. É fundamental que a população mantenha os cuidados de precaução, evitando os exageros neste momento e, sobretudo, espalhar pânico e Fake News.”