@viuitauna
As fortes chuvas que caíram sobre Itaúna nas últimas 48h desaguaram um saldo devastador, com a cidade enfrentando alagamentos de vias e edificações, deslizamentos de terra, medo e prejuízos aos cidadãos. Apesar do estado de alerta não visto há décadas, felizmente sem vítimas, o prefeito Neider Moreira (PSD) ainda não se pronunciou sobre os estragos. Divinópolis, que declarou situação de emergência, registrou neste sábado (8) a segunda maior precipitação na região Sudeste, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 111,2mm.
Neste sexta-feira (7) o Inmet já havia emitido alerta de acumulado de chuvas para a Zona de Convergência do Atlântico Sul – fenômeno que tem como característica a persistência de uma faixa de nuvens, provocando muita chuva por pelo menos quatro dias consecutivos, com volume igual a superior a 100mm por dia.
No fim da tarde a vazão da Barragem do Benfica triplicou, atingindo 59,50m³ por segundo, com nível de 21,92m, mesmo as comportas não sendo abertas, com moradores sendo orientados pela Defesa Civil Municipal a deixar rapidamente as residências – em virtude do segundo dia de enchentes no Rio São João. Pela manhã o volume do reservatório chegou a verter, com a água passando por cima das comportas.
Houve registro de alagamento na Av. Jove Soares, após a lagoa ao lado da sede da Prefeitura, no Boulevard Lago Sul, transbordar. Os bairros Sion, Nova Vila Mozart, Vila Tavares e JK voltaram a ficar literamente debaixo d’água. No Condomínio Portal do Engenho, equipes do SAAE e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços trabalharam na abertura de um acesso, para moradores não permaneceram ilhados.
ESTRADAS BLOQUEADAS As rodovias MGs-431 e 050 registraram pelo menos quatro bloqueios próximos à Itaúna. No sentido Itatiaiuçu, a MG-431 apresentou dois deslizamentos desde a manhã. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), maquinários da Prefeitura de Itatiaiuçu realizaram a limpeza da pista. Na MG-050, a pista sentido Divinópolis, após a Intercast, foi tomada pela força da água. Na zona rural, as estradas de Angicos e da Fazenda Serra Verde sofreram deslizamentos. No Brejo Alegre, a correnteza derrubou postes, deixando a comunidade de Pedras sem energia.
SAIBA MAIS
Secretarias, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros se reúnem no SAAE
De acordo com a Prefeitura de Itaúna, na noite deste sábado uma reunião no SAAE reuniu representantes do Município, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para tratar de todos os problemas relacionados à chuva. A previsão para os próximos dias ainda preocupa. O Município reforça a importância de os cidadãos não compartilharem Fake News, promovendo pânico entre a população.
PLANTÃO DA DEFESA CIVIL
(37) 98401-8973