AB Nascentes das Gerais conclui desvio no km 80 da MG-050 em Itaúna, após pista ceder

@viuitauna

Um desvio foi construído pela AB Nascentes das Gerais na MG-050 depois de a pista ceder no km 80, próximo ao pedágio de Itaúna. A rodovia chegou a ficar interditada na tarde de sábado (15). Com isso, motoristas e empresas de ônibus tiveram de dar a volta pela MG-431 e a BR-262, via Pará de Minas. A concessionária garante, em nota, que o tráfego de veículos no local está liberado e sem interferências.

O bloqueio de estradas na região interfere na rotina da população, o escoamento da produção agrícola em regiões como o Brejo Alegre, na zona rural de Itaúna, e chegou a afetar o Hospital Manoel Gonçalves, que operou com redução no quadro de funcionários de 40% no fim de semana, conforme mostrou o @viuitauna.

De acordo com a AB Nascentes das Gerais, a construção da pista alternativa do trecho da MG-050, no Morro Grande, foi necessária devido a ocorrência de escorregamento de talude após as chuvas intensas da última semana. O trecho foi interditado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e liberado no mesmo dia, com o funcionamento no sistema Pare e Siga.

A concessionária esclarece ainda que a erosão no asfalto ocorreu devido à chuva, que contribuiu para o deslocamento do pavimento da rodovia.

2 thoughts on “AB Nascentes das Gerais conclui desvio no km 80 da MG-050 em Itaúna, após pista ceder

  1. Taí uma empresa especializada em enrolar todo o oeste de Minas. Vai levar 100 anos e essa rodovia 050 não ficará completamente duplicada e devidamente estruturada para que essas vergonhas não mais aconteçam. Pobre da chuva que apesar de cumprir sua função essencial na natureza é taxada de torrencial, de tempestade e coisa e tal. Os homens e mulheres da Atlantia e Bertin, não… Esse são extremamente comprometidos com a parceria público-privada que assinaram. A parceria é a seguinte: a gente cobra o pedágio caro, enrola vocês usuários com uma “puxação” de terra pra lá e pra cá, parecendo que está trabalhando e vocês, otários, passados para trás, pagam bastante pela nossa inoperância constante. E olha que o problema foi na cara dos itaunenses e pior ao lado do pedágio… Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…

  2. DER e MG-050
    Impressiona o baixo padrão de conservação da MG-050, privatizada há quase 15 anos e que até hoje não cumpriu as obrigações pactuadas no contrato de concessão
    19/01/22 – 04h59 – O Tempo – Coluna Luiz Tito

    “Além da absoluta falta de manutenção preventiva, a corretiva, quando existe, é de baixa qualidade. Infelizmente, a isso o governo, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e o DER fazem vista grossa”. A denúncia é do deputado estadual Cassio Soares sobre o baixo padrão de conservação da MG–050, privatizada há quase 15 anos e que até hoje não cumpriu as obrigações pactuadas no contrato de concessão que regulamentou a transferência da operação e controle da via para a iniciativa privada. O pedágio cobrado na MG–050, no valor de R$ 6,80, é um dos mais caros do Brasil. Essa indolência do poder público é o que motiva no país uma relação danosa com as concessionárias de estradas. A BR-040 é um exemplo disso; transferida para ser pedagiada pela iniciativa privada, a sua concessionária a devolveu ao Ministério da Infraestrutura, que até o momento nada de efetivo resolveu. E pior: a atual concessionária quer participar de outra licitação para ter a mesma concessão que não conseguiu operar, descumprindo o contrato que celebrara há mais de duas décadas, deixando em condições perigosas uma via dessa importância para as regiões que corta no país. Fazem os usuários de idiotas, e as autoridades, com o poder que têm, nada fazem.

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