Presidente da CDL Itaúna descarta novo fechamento do comércio em virtude da COVID-19: “não cogitamos”

@viuitauna

Em meio a crescente da COVID-19 na cidade, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Itaúna), Maurício Nazaré, descartou ao @viuitauna a possibilidade de novo fechamento do comércio. Segundo Maurício, apesar da contaminação estar em alta, as internações estão sob controle e a letalidade permanece baixa. Durante reunião na quarta-feira (19), a entidade sugeriu à Prefeitura voltar a registrar no boletim informativo o número de casos ativos, importante informação para alertar a população.

“Pelo menos por enquanto, não vislumbramos esta hipótese. Se houver fechamento não será por iniciativas governamentais, mas podem haver casos em que a empresa estará impossibilitada de abrir devido a contaminação da maioria dos colaboradores”, disse Nazaré à reportagem, no início da tarde desta sexta-feira (21).

Nazaré afirma que se reuniu com o secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, e a chance de o comércio ter de fechar novamente não foi aventada. A Prefeitura confirma que por enquanto não está sendo cogitada essa hipótese. “Hoje tivemos reunião do secretariado. O caminho é seguir incentivando a vacina e monitorando a rede hospitalar municipal e regional”, afirmou a assessoria de comunicação.

O presidente da CDL Itaúna sustenta que a entidade tem atuado para alertar sobre este risco e divulgará, ainda hoje, uma campanha de conscientização sobre a explosão de casos em Minas Gerais e em Itaúna.

REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE SAÚDE Durante a reunião com Meira, que teve a participação do presidente da Unimed Itaúna e coordenador médico do setor de saúde da Associação Comercial e Empresarial (ACE Itaúna) e CDL Itaúna, Geraldo Eustáquio, foi alinhada uma padronização para emissão de atestados médicos no comércio para casos de COVID-19. O encontro ocorreu após questionamentos da classe empresarial, sobre quais medidas a serem adotadas, já que o número de casos entre os trabalhadores tem aumentado nas últimas semanas.

Os médicos de postos de saúde têm emitido atestados com 10, 12 e até 14 dias, inclusive para pessoas assintomáticas, segundo o CDL Itaúna, o que na visão da entidade é “preocupante”.

SAIBA MAIS:
Emissão de atestados médicos no comércio, segundo o CDL Itaúna

  • Assintomático positivo: Poderá retornar ao trabalho com 5 dias após fazer um exame com resultado negativo;
  • COVID-19 positivo, sintomático: Poderá retornar com 7 dias a partir do primeiro dia de sintomas, se estiver sem sintomas clínicos e sem febre nas últimas 24h;
  • COVID-19 positivo: Se chegar no sétimo dia ainda com sintomas, deverá ficar mais 3 dias, perfazendo 10 dias de atestado.

SEM CARNAVAL DE RUA Nesta quinta, a Prefeitura confirmou que não haverá Carnaval de rua em Itaúna em 2022. A decisão foi tomada após o Comitê Macrorregional COVID-19 Oeste recomendar a suspensão da folia nos 53 municípios da macrorregião. Em sete dias, a incidência de casos positivos do coronavírus no Centro-Oeste de Minas aumentou 900%, com 40% de ocupação de UTIs adultos, 80% de UTI pediátricos e 60% de enfermaria. Em nota, a Prefeitura ressaltou a importância de medidas regionais, uma vez que ações isoladas não tem eficácia dada a alta transmissibilidade em questão.

One thought on “Presidente da CDL Itaúna descarta novo fechamento do comércio em virtude da COVID-19: “não cogitamos”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Sob vaias da população, vereadores aprovam reajustes dos próprios salários e de políticos em Itaúna
Next post Ato é convocado na Praça Dr. Augusto em protesto à escola; OAB repudia carta e MPMG avalia caso