Conservação da MG-050 é criticada por deputado: “Secretaria de Infraestrutura e DER fazem vista grossa”

@viuitauna

Mesmo antes das chuvas, o deputado estadual Cássio Soares (PSD), que tem base eleitoral na região de Passos, já criticava o estado de conservação e cobrava a execução de obras da MG-050, no trecho pedagiado assumido pela concessionária AB Nascentes das Gerais em 2007. Em entrevista ao jornal O Tempo, o parlamentar disse agora que além da falta de manutenção, o governo do Estado faz vista grossa ao contrato de concessão.

“Além da absoluta falta de manutenção preventiva, a corretiva, quando existe, é de baixa qualidade. Infelizmente, a isso o governo, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e o DER fazem vista grossa”, reclama.

O deputado questiona o que chama de “baixo padrão” das manutenções realizadas e aponta que o valor do pedágio, de R$ 6,80 para carros de passeio em cada uma das seis praças de cobrança, “é um dos mais caros do Brasil”.

Soares aponta ainda que as obras prometidas se arrastam neste período e que o governo, por meio dos órgãos de fiscalização, “faz vistas grossas”. Agora, com as fortes chuvas que devastaram Minas Gerais, segundo o deputado, a situação da MG-050 está ainda pior.

A rodovia foi concedida à iniciativa privada por meio de um contrato de parceria público privada (PPP), lançado pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB) em 2007. Um ano depois o pedágio começou a ser cobrado. Entre as obras prometidas está a duplicação do trecho entre Itaúna e Divinópolis, que chegou a ser apontado pelo ex-governador Fernando Pimentel (PT), com contrapartida do Estado, mas que sequer chegou a sair do papel.

NOVOS TREVOS Em Itaúna, estão previstos a construção de uma ponte sobre o Rio São João, no acesso à empresa Santanense, e uma interseção alongada em nível, que organizará o acesso ao Distrito Industrial, no quilômetro 92, próximo à ponte do Ribeirão Gorduras. As obras, contudo, estão programadas para serem concluídas apenas em 2024.

OUTRO LADO Em nota enviada à imprensa, após as críticas do deputado, a AB Nascentes das Gerais afirma que adotou várias medidas de enfrentamento aos impactos causados pela chuva na MG-050 e sustenta que realiza um trabalho preventivo para identificar possíveis ocorrências, com 20 equipes emergenciais.

“Desde o início da concessão foram investidos mais de R$ 1,9 bilhão em obras que incluem 43 quilômetros de duplicação, 97 quilômetros de terceiras faixas, melhorias de trevos com 30 dispositivos de retorno e acesso, 29 viadutos, 22 passagens de pedestres e passarelas e 51 quilômetros de novos acostamentos. Para os próximos anos estão previstos 25,5 quilômetros de terceiras faixas, 10,5 quilômetros de correção de traçado, melhorias e ampliação da capacidade de 32 trevos ao longo da rodovia”, diz a empresa.

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