@viuitauna
Apesar da COVID-19, Itaúna demonstrou reação para um reequilíbrio da economia local, segundo a Prefeitura, e os resultados também refletiram na geração de empregos. De acordo com levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgado pelo Município, a cidade foi a segunda que mais gerou empregos na região Centro-Oeste do estado em 2021, com saldo positivo de 2.497 postos de trabalho.
Itaúna também manteve a 19ª posição entre 853 municípios de Minas Gerais e fechou ranqueada na 182ª no Brasil, dentre 5.570 municípios. Em novembro, a cidade já havia fechado na segunda colocação regional: 286 postos preenchidos, contra 541 em outubro, quando foi a cidade da região que mais contratou no mês.
Em comunicado à imprensa, a assessoria de comunicação da Prefeitura afirma que o resultado é considerado bastante positivo. A vacinação em massa, a retomada das atividades econômicas, os investimentos em infraestrutura são alguns dos fatores que ajudam a explicar o comportamento da economia local. Entre os setores mais ativos nas contratações estão construção civil, comércio e indústria.
De acordo com a diretora do SINE Itaúna, Maria Tereza Carvalho de Souza, ao longo do ano houve meses em que Itaúna apresentou números mais positivos e outros com dados menos expressivos. O mais importante, contudo, foi que apesar das adversidades, a cidade conseguiu avançar e a economia da cidade “esboçar uma reação importante”.
“Vimos crescimento em praticamente todos os setores da economia local, a chegada de novos empreendimentos, a expansão de outros. Itaúna vive uma nova realidade, com imagem bastante positiva, atraindo muitos investimentos. Tenho a expectativa de que 2022 será um ano mais promissor em termos de emprego para todo o Brasil”, analisa Souza.
DISTRITO INDUSTRIAL E CONCESSÕES Para o prefeito Neider Moreira (PSD), Itaúna encerrou o ano com boas notícias e a geração de emprego e renda na cidade é uma delas.
“Criamos um espaço para instalação de novo Distrito Industrial na cidade, fizemos a concessão de uso de terrenos para implantação de novas empresas, recuperamos vias e a infraestrutura pública da cidade, firmamos importantes parcerias, inclusive com o Governo de Minas, dentre outras ações, o que impactará na atração de novos investidores”, aponta.