MPMG recomenda a colégio de Itaúna que combata iniciativas que promovam discriminação e preconceito

@viuitauna

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu recomendação à diretora do Colégio Recanto do Espírito Santo, em Itaúna, para que a instituição preste os serviços educacionais para os quais tem autorização em estrita observância dos princípios, diretrizes e normas que regem a educação nacional. A medida, segundo o órgão, busca combater iniciativas da entidade educacional que possam apresentar tom de discriminação e preconceito.

Em janeiro, a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Itaúna tomou conhecimento e apurou que a escola veiculou material informativo para as famílias dos seus alunos com “conteúdo discriminatório, preconceituoso e contrário às práticas de tolerância às diversidades humanas”. No material, a instituição tratava imagens como arco-íris, unicórnio, caveiras, entre outros, como símbolos “antifamília”.

O caso repercutiu e o colégio, que já havia se envolvido em outra publicação polêmica em junho do ano passado, voltou a ganhar as manchetes nacionais. Na ocasião, um ato foi realizado em protesto na Praça Dr. Augusto Gonçalves e a OAB Itaúna publicou nota de repúdio, apontando a carta enviada aos pais de alunos como de “flagrante caráter discriminatório contra a comunidade LGBTQIA+”. Já o MPMG disse que avaliaria a abertura de uma investigação, que culminou na recomendação enviada à diretoria da escola.

“A educação em Direitos Humanos se destina a formar crianças, jovens e adultos para participar ativamente da vida democrática e exercitar seus direitos e responsabilidades na sociedade, também respeitando e promovendo os direitos das demais pessoas e que, para tanto, deve estar comprometida com a superação do racismo, sexismo, homofobia e outras formas de discriminação correlatas e que deve promover a cultura da paz e se posicionar contra toda e qualquer forma de violência”, afirma comunicado enviado pelo MPMG à imprensa.

OUTRO LADO Na tarde desta terça-feira (8) o @viuitauna procurou o Colégio Recanto do Espírito Santo perguntando se a instituição acatará a recomendação do MPMG e quais medidas pretende tomar a respeito. Contudo, não obteve resposta até a publicação.

11 thoughts on “MPMG recomenda a colégio de Itaúna que combata iniciativas que promovam discriminação e preconceito

  1. Gente esse colégio não e aqui em Itaúna mg….vcs tem q fazer uma matéria e por certo as informações …..moro aqui desde q nasci ..nunca teve e nem tem esse colégio aqui….consertem a informação….esse colégio não e daqui da cidade…. informações falsa…c relação ao nome da cidade….

  2. É uma pena o ministério público em vez de olhar invasão de igrejas, ideologia de gênero e outras barbaridades, preocupar se com colégio que difunde a palavra de Deus

  3. Quero deixar todo meu apoio e respeito ao Colégio Recanto do Espírito Santo. Esse MPMG que vão casar o que fazer. Sangue sugas do dinheiro público.

  4. Sou a carteira que entrega cartas no colégio Recanto do Espírito Santo. Sim. É um novo Colégio de Itaúna. O endereço é de fato na Rua Ovídio Silva. Porém as correspondências entregues trazem o nr. 304. Sobre a numeração, não sei se trata-se de dois números diferentes para um mesmo endereço.

  5. Uma vergonha, um colégio que se diz cristão pregar discriminação e preconceito. Hipocrisia e moralismo andam juntos. Todos lutando pela moral e bons costumes. Todos preocupadíssimos com a educação?!!!E, MP, como assim, “RECOMENDA”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Furtos de aparelhos celulares durante festival de música em Itaúna são investigados pela polícia
Next post Em operação com o DER-MG, PMRv apreende ônibus em transporte ilegal no trajeto Divinópolis/BH