@viuitauna
A Mineração Usiminas firmou termos de cooperação com as Prefeituras de Itatiaiuçu e Igarapé para expandir o Projeto Mina D´Água, de proteção a nascentes, córregos e matas ciliares na região. A iniciativa, lançada em março do ano passado, será replicada na comunidade de Ponta da Serra, na região da Serra Azul, e no Parque Ecológico da Barroca. A mineradora já mapeou diversos mananciais em áreas de preservação em Itatiaiuçu, Mateus Leme, Itaúna, Rio Manso e Brumadinho.
Além do projeto, a Usiminas disponibilizou máquinas e serviços para recuperação de estradas rurais em acessos limítrofes às suas operações, em Itatiaiuçu e Igarapé, depois das chuvas de janeiro. Nos próximos dias será formalizado termo de doação para Mateus Leme.
As assinaturas da nova etapa do Mina D´Água foram realizadas nos dias 4 e 7 de fevereiro, junto aos prefeitos de Itatiaiuçu, Adélcio de Morais (PSC), e de Igarapé, Arnaldo Chaves (PP).
De acordo com a Musa, a preservação de uma nascente em Ponta da Serra contribuirá para o abastecimento de parte da comunidade – incluindo a Escola Municipal José Antônio Ferreira e a Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Após a assinatura do termo para o Parque Ecológico da Barroca, em Igarapé, o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico, ressaltou a importância das parcerias com o município.
“É uma grande satisfação estar aqui hoje para darmos início a tão importante projeto na cidade. Queremos seguir trabalhando em conjunto, com foco no desenvolvimento sustentável de Igarapé”, afirmou Rezzonico.
PLANO DE RECUPERAÇÃO O Projeto Mina D’Água consiste em um mapeamento e um plano de recuperação da vegetação nativa em Áreas de Preservação Permanente (APPs), por meio de alternativas como isolamento da área com cercamento e plantio de mudas nativas. A proposta é contribuir para a revegetação da mata nativa. Agora, segundo a mineradora, será ampliado por meio de parcerias com municípios da área de atuação da companhia, que tem operações em Itatiaiuçu.
A atuação está em sintonia com três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030: água potável e saneamento, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre.