Sem projeto de prevenção de desastres, Itaúna tem 720 desalojados pela chuva; veja os bairros mais afetados

@viuitauna

Com uma topografia de morros e cortada pelo Rio São João e afluentes, Itaúna enfrenta problemas tanto de alagamentos quanto de deslizamentos de encostas e taludes, em meio às últimas chuvas que atingiram a cidade. Levantamento feito pelo @viuitauna junto à Defesa Civil municipal apurou que 30 bairros e seis comunidades rurais foram atingidos pelos temporais que castigam a cidade desde o início de janeiro. Segundo a responsável pela área, não há nenhum projeto em andamento para prevenir que situações desse tipo se repitam no futuro.

Na zona rural, moradores do Brejo Alegre estão praticamente isolados após a queda de uma ponte, sendo obrigados a seguir um caminho mais longo para se deslocar para a área urbana do município. Outras estradas rurais, como a do Córrego do Soldado, estão repletas de buracos, dificultando o trânsito de moradores e do comércio local.

De acordo com a Defesa Civil municipal, atualmente existem 720 pessoas desalojadas e nove pessoas desabrigadas em Itaúna. Foram emitidas até o momento cerca de 400 notificações de risco para imóveis no município. As três famílias desabrigadas foram alojadas na creche do Centro Social Urbano e na Comunidade Bom Pastor. Elas já deixaram o local, conforme informou à reportagem a responsável pela Defesa Civil de Itaúna, Márcia Moreira.

Deslizamento de encosta também registrado no Morro do Sol, em Itaúna

A coordenadora do setor explica que o projeto de prevenção para desastres como os da chuva deverá ser feito pelas secretarias Municipal de Regulação Urbana e a gerência de Meio Ambiente. Até que uma solução definitiva seja posta em prática, Márcia pede que os moradores fiquem atentos aos alertas de volumes de chuvas emitidos pela Defesa Civil.

RAIO-X DA CHUVA EM ITAÚNA
*De acordo com a coordenadoria de Defesa Civil de Itaúna

Bairros mais afetados por alagamentos:

• Nova Vila Mozart
• Toda a extensão da Av. São João (especialmente próximo ao Hospital Manoel Gonçalves, no bairro São Judas Tadeu)
• JK (atrás da Av. JK, devido ao transbordamento do Ribeirão dos Capotos)
• Leonane e Várzea da Olaria (devido ao transbordamento do Ribeirão Joanica)
• Itaunense (próximo ao poliesportivo)

Bairros mais afetados por deslizamentos de encostas e de taludes:

• Morro do Sol
• Recanto Jussara
• Lourdes (região próxima à Gruta de Nossa Senhora de Itaúna)
• São Bento
• Recanto das Peixotas

SAIBA MAIS
Com ponte interditada, comunidade recorre à rota alternativa

A interdição da ponte que dá acesso à comunidade rural de Brejo Alegre está obrigando os moradores que precisam se deslocar até a cidade a percorrer um caminho muito mais longo. A responsável pela Defesa Civil informou ao @viuitauna que a alternativa é passar por Vista Alegre, para então acessar a rodovia MG-050 em direção a Itaúna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Vídeo flagra colisão entre van e motocicleta na rotatória da Rua Silva Jardim, em Itaúna
Next post Trio é preso pela PMRv na MG-050 após tentar roubar motocicleta em São José dos Salgados