@viuitauna
O deputado estadual Gustavo Mitre (PSC) visitou nesta semana as obras do trevo do bairro Morro do Engenho, na MG-431. Passado o período de chuvas, a assessoria do político afirma que a construção segue em ritmo acelerado. O projeto executado pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) está em fase de preparação para a pavimentação das pistas laterais. Na sequência será feita a nova pista central da rodovia.
A ordem de serviço da obra foi assinada em outubro do ano passado, durante visita do governador Romeu Zema (Novo) à Itaúna. Iniciada em setembro de 2021, a intervenção contempla a construção de 1,22 km de trevo, com quatro acessos e dois retornos alongados, no km 50,3 da rodovia. O valor previsto é de R$ 5,053 milhões.
Segundo a assessoria de Mitre, as obras não foram interrompidas nem mesmo durante o feriado de Carnaval.
“Em todas as intervenções é necessária a atenção redobrada dos motoristas, tanto no período noturno quanto diurno”, alerta, depois de uma caminhonete cair em uma vala às margens da MG-431, na última sexta-feira (11).
DEPUTADO CONFIANTE O deputado está confiante com a evolução das obras, uma demanda antiga de Itaúna, Itatiaiuçu e região. Gustavo Mitre ressalta não medir esforços para concluir a entrega do novo trevo.
A construção do novo trevo chegou a ser iniciada em maio de 2014 e novamente licitada em 2017, mas não avançou. Na época, o orçamento era de R$ 5,6 milhões. Em dezembro de 2019, Mitre anunciou a retomada da obra ainda para o primeiro trimestre de 2020, com recursos provenientes de emenda parlamentar. Os trabalhos preliminares foram anunciados pelo deputado em setembro do ano passado, depois de novas reuniões com o DER-MG.
Com toda sinceridade, que me é válida e permitida como cidadão, eu espero que esse trevo, ou alça de acesso como queiram, seja prontamente finalizada e inaugurada.
É um lugar extremamente perigoso para o trânsito.
Muita gente perdeu sua vida ali.
Eu mesmo, quando estou trafegando por aquela região, sinto o frio na espinha quando vou manobrar e deslocar meu carro para atravessar essa mesma rodovia.
Mas eu queria deixar aqui um adendo, uma manifestação para o nobre deputado, não sei se ele irá ler o que deixarei aqui. Espero que o periódico então, transmita o mesmo ao parlamentar.
Não somente a construção do trevo/alça do Morro do Engenho são importantes, mas também toda uma reestruturação da MG-431 se fazem necessárias.
A rodovia tornou-se ligação de acesso muito procurada para deslocamento de Pará de Minas, da BR-262 para a Fernão Dias e vice-versa. Isso sem falar nos próprios deslocamentos entre a mesma cidade citada, Itaúna, Itatiaiuçu e elas com a BR-381.
Inclusive no período de chuvas intensas do início do ano de 2022, vimos todo o trânsito da Fernão Dias ser desviado por esta rodovia para acessar a MG-050 para alcançar Belo Horizonte, por causa do transbordamento do rio Paraopeba e o desmoronamento da variante do córrego da Serra em Brumadinho.
A MG-431 (toda a sua extensão) está EXTREMAMENTE PERIGOSA!
E está ABANDONADA!
Péssima sinalização, não tem radar e fiscalização eletrônica eficiente para inibir a velocidade absurda das carretas de minério, excesso de velocidade dos veículos com ultrapassagens desmedidas, não tem redutores de velocidade em quantidade suficiente próximo das interseções, o asfalto em alguns trechos começa a se deteriorar, as interseções com as entradas das áreas da mineradora Usiminas (MUSA) e da Empresa Orica são muito arriscadas, Ponta da Serra e Chaves em Itatiaiuçu ambas com entradas e saídas muito perigosas! Já no perímetro urbano de Itatiaiuçu temos a entrada para o bairro São Francisco bastante arriscada, e na outra entrada principal de Itatiaiuçu, onde tem o pórtico da cidade, também deveria ser modificada com construção semelhante ao que fizeram na entrada do bairro Robert Kennedy e que estão fazendo no Morro do Engenho, no formato dos retornos alongados. Na entrada de acesso ao distrito de Santa Terezinha, outro ambiente extremamente perigoso, onde a travessia mal dá para identificar um carro vindo em alguma direção, tem que colocar a frente do carro, praticamente dentro da rodovia.
Faltam placas de regulamentação quanto de advertência e indicação (Orientação e Destino;
– Serviços Auxiliares;- Educativas;- Atrativos Turísticos) em diversos locais, as placas de velocidade permitida e de proibição de ultrapassagens, como disse também, radares fixos, quebra-molas e redutores próximos ás interseções, sinalização de piso está insuficiente, os tachões, enfim, há muitas outras demandas que precisam ser executadas.
Espero que compreenda o que quero dizer. Não somente o trevo do Morro do Engenho, mas toda a MG-431 precisam de socorro e renovação URGENTES!!!