Mina D´Água, da Mineração Usiminas, planta 6,6 mil mudas nativas na região no primeiro ano de projeto

@viuitauna

O Dia Mundial da Água, celebrado na terça-feira (22), é também o marco de um importante trabalho desenvolvido pela Mineração Usiminas na região: o projeto Mina D´Água. A iniciativa que visa recuperar e proteger nascentes acaba de completar um ano, com resultados significativos. Os números são expressivos.

“Em 12 meses foram plantadas 6,6 mil mudas de espécies nativas, sendo todas de produção própria, do nosso viveiro. A área recuperada, equivalente a 7,40 hectares, recebeu proteção por meio de cercamento e combate às pragas nos arredores”, conta a analista de Meio Ambiente, Cidiana Silva.

Iniciado nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) da empresa, o projeto foi ampliado em 2022. Parcerias firmadas com os municípios permitiram iniciar a execução do “Mina D´Água” na comunidade de Ponta da Serra, na região da Serra Azul, e no Parque Ecológico da Barroca, em Igarapé.

A reconstituição das matas ciliares reduz os riscos de secamento e depósito de materiais nas nascentes. Além disso, a recuperação da biodiversidade do local preservado, com o plantio de árvores, favorece a criação de corredores ecológicos e o reabastecimento dos lençóis freáticos.

“A partir da recuperação dessas áreas, queremos proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos, quantitativa e qualitativamente, beneficiando diretamente as comunidades. Mais uma iniciativa com foco no futuro, que reforça o nosso compromisso com operações cada vez mais sustentáveis”, afirma o coordenador de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo.

OBJETIVOS DO ODS O projeto Mina D´Água está relacionado a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030: água potável e saneamento; ação contra a mudança global do clima e vida terrestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post População de rua se tornou “problemão” para Itaúna; Município firma parceria com albergue para inserção
Next post PM prende no Morro do Sol um dos suspeitos de tentar roubar ciclistas na saída para Campos