Município promove campanha Maio Amarelo por trânsito mais seguro em Itaúna; entenda!

@viuitauna

Durante o mês de maio, a Prefeitura, por meio da Gerência Superior de Trânsito e Transportes, e a Polícia Militar, promovem em Itaúna a Campanha Maio Amarelo, visando mais segurança no trânsito. A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, no dia 11 de maio de 2011. O tema da edição da campanha desse ano é “Juntos Salvamos Vidas”.

De acordo com a 9ª Cia de PM, a ação tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela, que sinaliza advertência no semáforo, foi escolhida justamente por simbolizar a atenção necessária para a causa.

Além da PM, as atividades em Itaúna têm apoio de diversos órgãos municipais, como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Tiro de Guerra e a concessionária VLI. Serão realizadas ações educativas em espaços públicos, escolas e instituições, blitz em parceria com a PM, ações conjuntas com a VLI, entre outras.

A gerente Superior de Trânsito e Transportes da Prefeitura, Cíntia Valadares, destaca que a campanha mais uma vez faz de maio um mês de reflexão, voltado à mudança de comportamento e respeito ao próximo, com o objetivo de diminuir as tristes estatísticas referentes aos mortos e feridos nas ruas e estradas.

“Vamos trabalhar além do respeito, a empatia. Se colocar no lugar do outro é ponto fundamental para um trânsito mais seguro”, atenta Valadares.

A Prefeitura ressalta que todos os dias, ao sair de casa, saímos pensando em nossa proteção, e o tema da campanha desse ano veio para refletirmos sobre essa questão. Quando você desrespeita as regras de trânsito, não está colocando somente a sua vida em jogo, mas também a do outro. Por isso, ao transitar, lembre-se do seu poder de salvar vidas: coloque respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas nos seus deslocamentos diários.

“O movimento Maio Amarelo desse ano vem explorar essa reflexão. A pandemia da COVID-19 nos trouxe o recente desafio, a mudança de pensamentos e comportamentos. Ninguém jamais imaginava se ver preso dentro de casa, sem contato com outras pessoas, abandonando as atividades rotineiras e se adaptando a uma nova realidade. Veio o uso de álcool, máscara e tivemos que entender que se essas regras não fossem cumpridas, vidas estariam em risco. Entender a importância de cumprir as regras, é entender o que é preciso para manter a segurança e salvar vidas”, reforça em nota.

Operação na Av. Jove Soares: “Maio Amarelo é mais uma oportunidade de difundir informações”, afirma PM

SAIBA MAIS:
Operações intensificadas com foco na segurança dos usuários das vias

Além de campanhas educativas em redes sociais e em atividades presenciais, tendo por foco a educação para o trânsito em todo o Estado, a Polícia Militar intensificará operações com foco na segurança dos usuários das vias, fiscalizando os condutores de veículos que transitam em vias públicas, rodovias estaduais e federais delegadas, bem como na identificação, verificação e constatação de situações irregulares do ponto de vista administrativo e dos crimes de trânsito.

Maio Amarelo é mais uma oportunidade de difundir informações que podem ser praticadas por meio de medidas simples e eficazes, como:

  • Utilizar passarelas e faixas de pedestres;
  • Respeitar a sinalização;
  • Realizar ultrapassagens seguras;
  • Não misturar álcool e direção;
  • Proteger os mais vulneráveis no trânsito;
  • Adotar regras de direção defensiva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post MPMG denuncia Neider e secretários por ignorar concurso de 2016 e contratar servidores irregularmente
Next post Cine Circo Teatro Itinerante Dedé Santana estreia em Itaúna no sábado (7); saiba mais!