Circuito de Cultura no Interior está volta à Itatiaiuçu, até 8 de junho

@viuitauna

A oitava edição do Circuito de Cultura no Interior começou nesta quarta-feira (4) e segue até 8 de junho em Itatiaiuçu. A iniciativa possibilita a continuidade e a ampliação da democratização e interiorização das atividades artísticas, de artes cênicas e brincantes. Para a comunidade, a programação cultural contará com apresentação de filmes, espetáculo circense e oficinas de pintura. Este ano, o projeto será realizado nas cidades de Itatiaiuçu, Santa Luzia e Ipatinga. Desde o início da ação, em 2010, foram realizadas 554 apresentações artísticas e 132 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo.

O projeto é patrocinado pela Mineração Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Itatiaiuçu, e tem a realização do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

“Em mais uma edição, o Circuito mantém o compromisso de promover o desenvolvimento, a socialização e a troca de experiências, oferecendo acesso à arte e à cultura em suas variadas manifestações. Desde a abertura, todas as escolas da rede municipal de ensino recebem apresentações artísticas, oficinas e contações de histórias”, afirma a assessoria da Usiminas.

O Cinema na Praça é a primeira atração e terá duas edições. O público poderá assistir aos filmes “O Parque dos Sonhos” , neste sábado (7), e “A Invenção de Hugo Cabret”, no próximo dia 28, na Praça Antônio Quirino da Silva, às 19h. A praça principal da cidade também será palco para o Grupo Trampulim, que estará em Itatiaiuçu no domingo, 29, para encantar e divertir o público com o espetáculo cênico-musical “Pratubatê”. A apresentação para toda família terá início às 16h.

No dia 4 de junho, a artista Rosane Dias ministrará uma oficina de pintura em tela na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa). O público poderá escolher entre dois horários para participar: das 9h às 12h ou das 13h às 16h. As inscrições podem ser realizadas na sede da instituição.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, ressalta a importância do projeto que, de forma contínua, contribui por meio da cultura para o desenvolvimento social nas comunidades onde a Mineração Usiminas atua.

“É motivo de alegria iniciarmos mais uma edição de um projeto tão especial, que oferece uma programação cultural de qualidade e gratuita. Iniciativas como essa contribuem na prática para a democratização ao acesso à arte”, afirma Portugal.

CIRCUITO DE CULTURA DO INTERIOR Mais de 180 mil pessoas já se beneficiaram com as ações do Circuito, que oferece uma programação rica, extensa e inteiramente gratuita.

A programação completa pode ser conferida no site: institutousiminas.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Motorista fica ferido após grave acidente na MG-431
Next post Casarão na Praça da Estação será demolido após desempate do Codempace; caso é denunciado ao MPMG