Moradores denunciam e siderúrgica promete reduzir emissão de particulados em Itatiaiuçu; entenda!

@viuitauna

A poluição gerada por uma siderúrgica no bairro Castelo Branco, em Itatiaiuçu, foi denunciada por moradores nas últimas semanas. Além da poeira acumulada em residências próximas, o odor de gases causou incômodo e crises respiratórias. A empresa atribuiu a emissão de particulados à ajustes nos equipamentos, após a reativação da planta – que estava paralisada há 14 anos – e prometeu regularizar a situação em um prazo de 30 dias.

No último sábado (7), vereadores e moradores se reuniram com o diretor-presidente da São Jorge Siderurgia, Leonardo Gonçalves, afim de esclarecer as ações para evitar a poluição. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o parque industrial foi arrendado em 2021, quando foi iniciada uma reforma para retomar a antiga usina.

No encontro, Gonçalves explicou que é normal a necessidade de ajustes para eficiência dos equipamentos, após a reforma. Segundo ele, a emissão dos particulados de carvão vegetal ocorreu justamente por conta da inatividade da usina.

“Para colocar a usina em condições de funcionamento, não há outro mecanismo senão iniciar as atividades testes do alto forno para fazer os ajustes e regulagens necessários nos equipamentos da planta industrial, até que haja harmonia entre os equipamentos. Não foi e não é de forma alguma intenção da empresa ocorrer tais situações, porém, é algo que poderia ocorrer nesta fase de testes e ajustes do parque siderúrgico pelo longo período de inatividade”, sustentou.

Vereadores e moradores se reuniram com diretor-presidente na sede da empresa afim de esclarecer ações para evitar a poluição. Fotos: Divulgação/São Jorge Siderurgia

O diretor da siderúrgica assegurou que os filtros de emissões sempre estiveram em pleno funcionamento. Os pontos de emissão de particulados identificados estão em fase de enclausuramento, com 90% do processo concluído. A empresa, que tem cerca de 200 funcionários, informou ainda que está providenciando uma análise das chaminés e do nível de emissão dos particulados nos bairros, por meio da instalação de equipamentos de medição da qualidade do ar.

“É nosso compromisso atender aos anseios da comunidade”, garantiu Gonçalves.

A empresa diz ainda que desde o dia 5 representantes de comunidade já perceberam uma diminuição considerável da poluição. Um canal de ouvidoria foi disponibilizado para atendimento à população de Itatiaiuçu.

OUVIDORIA

WhatsApp: (31) 97228-6805
E-mail: ouvidoria@saojorgesid.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Duplicação da MG-050 até Divinópolis depende de termo aditivo, diz representante da AB Nascentes
Next post Gustavo Mitre apresenta no Sindimei prestação de contas do mandato: mais de R$ 20 milhões para Itaúna