@viuitauna
Com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do ministro Marcelo Queiroga, a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) inaugurou na manhã desta terça-feira (17) o Hospital 272 Joias, em Igarapé, na Grande BH. A unidade com capacidade para 1 mil atendimentos diários e 800 cirurgias/mês abrangerá os 65 municípios consorciados – incluindo Itaúna, representada na cerimônia pelo prefeito Neider Moreira (PSD).
O hospital recebeu o nome em homenagem às vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, em 2019. Com 30 leitos, conta com bloco cirúrgico com quatro salas, centro de especialidades e uma ala oftalmológica. A instituição fornecerá atendimentos diários de oftalmologia, otorrinolaringologia, angiologia, ortopedia, cardiologia e dermatologia, além de exames de fonoaudiologia, teste ergométrico, eletroencefalograma, eletroneuromiografia e ultrassonografia.
Durante a solenidade, Zema destacou que o hospital é um importante passo no fortalecimento da saúde do estado. Segundo ele, o Governo de Minas tem trabalhado para reduzir as filas para cirurgias eletivas, que ficaram represadas durante a pandemia de COVID-19.
“As cidades enfrentam dificuldades para erguer unidades de saúde. Por meio dos consórcios, os municípios conseguem construir hospitais como este, com o apoio financeiro dos governos federal e estadual. Além disso, há uma diluição dos custos e um aumento da eficiência. Dessa forma, a população é melhor assistida”, apontou.
A obra de construção do Hospital 272 Joias foi custeada por meio de recursos públicos, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Ministério da Saúde, do Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo e dos recursos dos municípios que fazem parte do consórcio da ICISMEP.
ICISMEP A instituição é uma associação pública de municípios que tem o objetivo de prestar serviço de assistência à saúde da população da microrregião. A ICISMEP conta com verba do SUS de repasses mensais das prefeituras. Além de Igarapé, é responsável por unidades próprias em Brumadinho, Ibirité e Pará de Minas. Atualmente, a instituição realiza 300 mil atendimentos e 8 mil cirurgias anualmente nas suas unidades. Em 17 anos de prestação de serviços já foram realizados mais de 4 milhões de procedimentos e 70 mil cirurgias.