@viuitauna
Acolhimento e alegria marcaram a abertura dos núcleos do projeto Futebol de Rua pela Educação, em Igarapé e Mateus Leme, no último dia 19. A iniciativa, que pretende atender cerca de 200 crianças e adolescente de 7 a 13 anos em duas escolas dos municípios, é executada pelo Instituto Futebol de Rua, com patrocínio da Mineração Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Os eventos de abertura contaram com a participação dos prefeitos de Igarapé, Arnaldo Chaves (PP), e de Mateus Leme, Renilton Coelho, o Dr. Renilton (Republicanos), do vice-prefeito Anderson Sousa, o Andinho (Republicanos), e representantes da empresa.
As aulas já começaram e são realizadas na Escola Municipal Prof. Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, em Igarapé, e na Escola Municipal de Bela Vista, em Mateus Leme. O projeto conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para desenvolvimento humano e atenderá, segundo a mineradora, até 100 crianças e adolescentes de cada instituição de ensino, no contraturno escolar.
As atividades seguem a metodologia do Instituto Futebol de Rua, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores.
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, participou das cerimônias de lançamento do projeto em Igarapé e Mateus Leme. Ela destaca a importância de iniciativas cujo foco está na formação das pessoas.
“Acreditamos que o esporte, principalmente quando aliado à educação, é uma poderosa ferramenta capaz de mudar cenários, de gerar oportunidades. Assisti muito feliz ao início desses dois núcleos do Futebol de Rua pela Educação, aqui na região de Serra Azul. Vi as primeiras cenas de tantas outras que virão e que, pautadas na dignidade, movimentarão sonhos e fortalecerão valores”, afirma Penélope.
INSTITUTO FUTEBOL DE RUA A organização sem fins lucrativos promove a transformação social ao longo de seus mais de 15 anos de atuação. Desde 2006, o instituto já atendeu a mais de 30 mil pessoas.
“Queremos dar novas oportunidades para crianças e adolescentes que nem sempre possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos. Criamos um projeto que desenvolve a habilidade futebolística, ao mesmo tempo em que os praticantes constroem o senso de respeito ao próximo e de cidadania. Nossos projetos oferecem acompanhamento pedagógico e atividades que os preparam para a vida pessoal e profissional”, aponta Alceu Neto, fundador do Instituto.