Contêiner-palco do Teatro Móvel Solar estaciona em Mateus Leme para apresentações gratuitas

@viuitauna

O Grupo Teatro a Bordo estaciona o Teatro Móvel Solar em Mateus Leme. A atração, patrocinada pela Mineração Usiminas, estará na Praça Benedito Valadares, no Centro, na quinta-feira (2), de 14h às 21h. O projeto retorna para a estrada de forma acessível (uma vez que o espetáculo principal conta com tradução em libras) e autossuficiente em energia. Além de Mateus Leme, o projeto circulará ainda por Ipatinga, no Vale do Aço, e Porto Alegre.

Ao longo dos últimos 15 anos, o contêiner-palco do grupo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Desde 2015, aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico no teto do contêiner. Impactado pela pandemia, precisou se reinventar e entre 2020 e 2021, desenvolveu projetos virtuais unindo encontros on-line, vídeos acessíveis, produções radiofônicas e obras literárias.

“Subir ao palco após esses 24 meses pandêmicos é como ter uma segunda chance e ver um novo sol. Para nós artistas, significa ter contato novamente com tudo o que faz sentido para a nossa caminhada. Queremos reencontrar o público, com cada vez mais interação artística e sustentabilidade, pois depois da pandemia a mensagem que fica é que precisamos valorizar os encontros e cuidar do nosso planeta”, afirma o produtor do projeto, Douglas Zanovelli.

Para se alimentar de arte, a criançada tem um prato cheio. Toda a programação foi pensada para contemplar os pequenos. Começando pelos animados cortejos de chegança que ocorrem nas escolas próximas ao local onde serão as apresentações abertas ao público, no dia seguinte. Com esse movimento, o público já se prepara para assistir às peripécias de uma princesa e um gigante, conhecer os talentos locais nas apresentações dos artistas da cidade e, ao final da programação, embarcar no Caixola de Histórias, em uma viagem pelas cinco regiões do Brasil. Essa última aventura passa por uma aldeia indígena que não conhece a noite, pelo perfume e a beleza da flor do mandacaru, galopa numa disputa de cavalhada e, dentre outras emoções, ainda contempla uma história local que será contada junto com o público.

OFICINA PARA EDUCADORES Aliando arte e educação, o projeto promove também uma Oficina de Contação de Histórias voltada para educadores, artistas e interessados em geral, maiores de 18 anos. A ação, que tem o objetivo de incentivar o hábito de ouvir e contar histórias, além de valorizar a cultura local, será na quarta-feira (1º), na sede do Projeto Servir, às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, com 15 minutos de antecedência. Haverá emissão de certificado.

O projeto Teatro Móvel Solar é apresentado pelo Ministério do Turismo e Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do grupo Teatro a Bordo e conta com apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Mateus Leme.

SERVIÇO
Oficina de contação de histórias (atividade para educadores, artistas e demais interessados)

Quando: quarta-feira (1), 18h
Onde: Sede do Projeto Servir (Rua Miguel Alves da Silva, 890, Centro)

Inscrições no local (com 15 minutos de antecedência)

Apresentações

Quando: quinta-feira (2)

14h – Teatro “Sessão Solene” – A Princesa e o Gigante
18h – Apresentação da Banda Municipal de Mateus Leme
19h – Exibição de curtas
19h30 – Teatro “Caixola de Histórias” (acessível em libras)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Com previsão de arrecadação de R$ 9,5 milhões, IPTU é alvo de queixas: “mais do que dobrou esse ano”
Next post Obituário: Morre em Itaúna o popular Dico Pipoqueiro