Cemig conscientiza população em Itaúna e região sobre acidentes com rede elétrica: aumento de 5% em 2021

@viuitauna

Os riscos e os perigos do uso não seguro da eletricidade são conhecidos pela maioria das pessoas. Mas basta apenas um descuido para que um acidente possa ocorrer. Buscando conscientizar a população, a Cemig realizou, de 30 de maio a 3 de junho, a Semana Externa de Prevenção de Acidentes da População. Entre as atividades, trabalhadores da construção civil e casas de materiais elétricos de Itaúna receberam cartilhas com dicas sobre o uso seguro da energia elétrica e a importância dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A ação ocorreu em 11 municípios da região Centro-Oeste, com 30 palestras, envolvendo estudantes de Divinópolis e Passos.

De acordo com o anuário 2022 da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), o número de acidentes com energia elétrica no Brasil cresceu 5% em 2021, na comparação com 2020. No entanto, o número de mortes causadas por choque elétrico, ocorrência mais comum entre acidentes de origem elétrica, apresentou queda de um ano para o outro.

Para os especialistas, os dados ainda são preocupantes, mas a redução ressalta a importância do trabalho permanente de conscientização. O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, lembra que a execução de ações de prevenção é algo constante na concessionária e ganha força nesta semana específica dedicada ao tema.

“As ações realizadas durante a semana buscam alertar a população para esse cenário e sobre a importância da redução dos riscos de acidentes com a rede elétrica. Nesta semana, reforçamos a divulgação dos nossos materiais de orientação sobre o tema para os colaboradores, parceiros e o público em geral”, afirma Soares.

Na construção civil ainda são registradas muitas ocorrências de origem elétrica. Neste setor, o maior risco de acidentes é relacionado com as tarefas realizadas nas proximidades das redes elétricas, como a reforma de telhado, serviços de pinturas em fachadas e construção de segundo e terceiro pavimentos, por exemplo.

“Entregamos materiais impressos explicativos e informativos acerca do assunto para os profissionais da construção civil, com o objetivo de reforçar os cuidados que devem ser tomados e que são exigidos quando falamos de energia. A simples aproximação da rede já pode causar choque elétrico que pode provocar queimaduras graves e, em alguns casos, levar a morte”, alerta o gerente da Cemig.

PARCEIROS Atualmente, a Cemig tem 29 Acordos de Cooperação Técnica assinados com importantes órgãos e entidades de classe que se tornam parceiros e aliados na divulgação dessas informações e dos materiais e orientações sobre a segurança com a rede elétrica. Essa prática de trabalho conjunto com várias instituições é fundamental para disseminar a cultura de segurança com eletricidade em todo o estado.

SAIBA MAIS:
Curso gratuito a distância sobre uso seguro da energia

Desde 2020, a Cemig oferece por meio da Universidade Corporativa, a UniverCemig, um curso a distância, totalmente gratuito e disponível para toda a população, sobre o uso seguro da energia. A iniciativa reforça o tema segurança com a energia elétrica com seus clientes. O curso é composto por textos, vídeos e atividades sobre o tema e está organizado em cinco tópicos. As inscrições para o curso Uso Seguro e Eficiente da Energia podem ser feitas no site da UniverCemig , que pode ser acessado em https://univercemig.cemig.com.br/ead.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Madrugada de sábado (4) registrou mais uma morte de motociclista após acidente de trânsito em Itaúna
Next post Inquérito investiga circunstâncias de acidente que vitimou motociclista no Residencial Santanense