@viuituna
Depois de moradores voltarem a protestar contra os impactos gerados em Itatiaiuçu após a ameaça de rompimento da barragem da Mina de Serra Azul, em fevereiro de 2019, a Associação das Mineradoras da Serra Azul (AMISA) anunciou a realização de um simulado prático em 9 de julho, juntamente com a Defesa Civil do Município. A ação, que cumpre a legislação para segurança de barragens de mineração, faz parte do treinamento dos Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas da AMISA. O exercício será destinado às comunidades de Samambaia, Curtume, Quintas do Itatiaia, Pinheiros, Lagoa das Flores, Retiro Colonial, Capoeira de Dentro e Vieiras.
A manifestação em frente à sede da ArcelorMittal, no último dia 9, pediu a continuidade da prestação mensal paga aos moradores, a manutenção da assessoria técnica independente, o cadastro da lista de espera e a reparação integral justa. Em junho do ano passado a mineradora anunciou um acordo para indenização e reparação aos moradores de Pinheiros, por meio de um Termo de Acordo Complementar (TAC).
A barragem está desativada desde 2012 e a empresa se comprometeu a descaracterizá-la, com a retirada do material contido em seu interior. Cerca de 200 famílias foram retiradas de suas casas, impactando na atividade econômica do município. Em nota, a ArcelorMittal justificou que cumpre integralmente o compromisso de pagamento de prestação mensal no valor de 2,5 salários mínimos como incremento de renda dos moradores de Pinheiros, distrito de Itatiaiuçu, por um ano.
“O auxílio foi um dos temas acordados no âmbito do Termo de Acordo Complementar, que definiu os parâmetros para reparação dos danos causados pelo acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração em 08/02/2019”, afirma a empresa.
RAIO-X DO PROTESTO
- 655 famílias cadastradas pela assessoria
- 400 aguardam na lista de espera para serem cadastradas
- 120 dias é o prazo que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) propôs como prorrogação para pagamento das indenizações da ArcelorMittal
De acordo com a AMISA, durante o simulado, no dia 9 de julho, às 9h, as sirenes da ArcelorMittal, Mineração Usiminas e Minerita serão acionadas e os moradores deverão deixar suas residências com calma, dirigindo-se ao ponto de encontro mais próximo. É recomendado que todos fechem portas, janelas e realizem os procedimentos necessários para a segurança dos imóveis. No ponto de encontro serão fornecidas instruções adicionais e solução de dúvidas da comunidade. Haverá também uma breve pesquisa de avaliação do simulado, essencial para que sejam ajustados pontos relevantes nos procedimentos de segurança.
REUNIÕES PREPARATÓRIAS Para preparar a população e atender questionamentos sobre o simulado prático, serão realizadas três reuniões preparatórias nas comunidades. A AMISA ressalta que a realização do exercício não está relacionada a qualquer emergência nas estruturas das associadas.
SERVIÇO:
Simulado prático PAEBM Itatiaiuçu
Quando: 9 de julho de 2022, às 9h
Onde: comunidades de Samambaia, Curtume, Quintas do Itatiaia, Pinheiros, Lagoa das Flores, Retiro Colonial, Capoeira de Dentro e Vieiras.
Reunião Preparatória 1
28 de junho, às 18h30
Onde: Bar do Dé, em Vieiras.
Reunião Preparatória 2
29 de junho, às 18h30
Onde: Escola Municipal Dona Balbina Antunes Penido
Comunidades: Pinheiros, Lagoa das Flores, Retiro Colonial e Capoeira de Dentro
Reunião Preparatória 3
30 de junho, às 18h30
Onde: Salão do Varlei (Samambaia)
Comunidades: Samambaia, Curtume e Quintas do Itatiaia
Mais informações: AMISA, pelo telefone (31) 99340-4083; ou com a Defesa Civil de Itatiaiuçu, pelo (31) 97227-8935