@viuitauna
A vereadora por Divinópolis Lohanna França, que tem família em Itaúna, lançou pré-candidatura à deputada estadual pelo Partido Verde (PV). Políticos, lideranças e apoiadores se reuniram no lançamento do nome, no último domingo (10), no Dom Louge. Após a confirmação do ex-prefeito Osmando Pereira (PSDB), a vice-prefeita Gláucia Santiago (PL), que já havia anunciado em abril a intenção de concorrer, definiu sua candidatura a deputada federal, que deverá ser oficializada em evento partidário nas próximas semanas.
Otacília Barbosa (PV) desistiu de concorrer como federal para apoiar a candidatura de Osmando. No cenário estadual, Gustavo Mitre (PSB) buscará a reeleição e o vice-presidente da Câmara Municipal, Silvano Gomes Pinheiro, o Silvano do Córrego do Soldado (PDT), também aguarda definição do partido.
O lançamento de Lohanna teve a presença do deputado federal Júlio Delgado (PV), da vereadora de BH Duda Salabert (PDT), do vereador de Alfenas Luciano Solar (PV), além de lideranças do PV, apoiadores e lideranças comunitárias.
Lohanna foi enfática ao defender a pré-candidatura, dizendo que existem muitas questões a serem debatidas a nível estadual e que são deixadas de lado, principalmente relacionadas às minorias, meio ambiente, educação e mulheres. “É preciso discutir a questão ambiental, por exemplo, quando a gente termina o ano sem chuva, com bandeira vermelha na conta de energia e estreia o ano com chuvas tão fortes”.
APOIO NEIDISTA Já Gláucia é filiada ao PL, partido que tem o presidente Jair Bolsonaro na disputa pela reeleição. Em Itaúna, a pré-candidata é parceira do prefeito Neider Moreira (PSD). Por isso, receberá apoio do grupo neidista nesta empreitada. “Temos uma boa penetração nas cidades do entorno e também em Belo Horizonte e outras cidades mineiras”, disse ao jornal Folha do Povo.