Primeira edição do projeto Histórias da Mineração, da Usiminas, recebe três entidades em Itatiaiuçu

@viuitauna

Mais de 40 pessoas participaram do lançamento do projeto Histórias da Mineração, no último fim de semana, na Mineração Usiminas. A visita contou com a presença de integrantes do Grupo Conviver e Reviver, da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (ACIRPA) e atletas do Juventus Itatiaiuçu Futebol Clube, sendo essas duas últimas entidades patrocinadas pela empresa.

A personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira, guiou os visitantes pela unidade, mostrando, de forma leve e divertida, o processo de extração e beneficiamento do minério de ferro, abordando com especial atenção as práticas sustentáveis adotadas pela companhia. Ao final, a artista plástica Rosane Dias ministrou uma oficina de pintura, em que foram usadas tintas feitas à base de rejeitos minerais, oportunidade para a expressão criativa e reflexões sobre história, memória e sustentabilidade.

Moradora do povoado Rio São João, Michelle Fernandes de Abreu, que é artesã da ACIRPA, considerou a experiência muito gratificante.

“Estou feliz de saber que moro em um lugar onde há um trabalho realizado com tanta dedicação. É tudo organizado, seguro e bem pensado, com uma grande preocupação com o meio ambiente”, comenta Michelle.

O projeto conta com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é realizado pelo Instituto Usiminas. “Iniciativas como essas nos permitem abrir as portas da empresa para que o público possa se familiarizar e conhecer as histórias ligadas aos processos produtivos e ao cotidiano de todos que trabalham ali. E tudo isso proporcionando conhecimentos sobre os aspectos culturais, sociais e ambientais. É uma alegria promover esses encontros que fortalecem a memória e marcam a história do patrimônio”, declara a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.

SUSTENTABILIDADE Os participantes receberam um presente do Projeto Portas Abertas, parte do Programa de Educação Ambiental (PEA): mudas de plantas frutíferas e nativas, cultivadas no Viveiro da Mineração Usiminas.

“Sustentabilidade, cuidado com o meio-ambiente e diálogo são premissas importantes para nós. Por isso, fazemos questão de promover ações de educação e de incentivo a práticas sustentáveis. É inspirador ter em nossa programação ações possíveis de serem trabalhadas em parceria com a sociedade”, comenta o gerente de Meio Ambiente, Yuri Azevedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Programação de aniversário da Mineração Usiminas traz arte, educação e esporte à Itaúna e região; saiba mais!
Next post Briga durante festa no bairro JK termina com homem morto após ser baleado; PM busca suspeito do crime