Posto Central é credenciado como ESF e terá duas unidades na mesma estrutura, explica Saúde

@viuitauna

A edição do Diário Oficial da União de quinta-feira (28) oficializou o credenciamento de mais uma Estratégia Saúde da Família (ESF) para o município, que atenderá no Posto Central. A unidade, uma das mais antigas de Itaúna e alvo de reclamações de abandono, nos últimos meses, contará com duas unidades na mesma estrutura, a partir do início das atividades da equipe de ESF.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, este é um dos ganhos mais significativos para a cidade nos últimos meses. O reconhecimento como ESF e a garantia de recursos do Ministério da Saúde para 2022 e 2023 possibilitarão que a Secretaria Municipal de Saúde invista na melhoria tanto da estrutura física do local, quanto para condições dignas de trabalho dos profissionais e atendimentos à população.

“Teremos uma unidade convencional, que atenderá a população que ainda está sem abrangência de Estratégia de Saúde da Família e outra unidade de ESF, que contará com médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e ACS’s para atendimento a população adscrita. As unidades em questão ampliarão e melhorarão o acesso aos atendimentos para moradores da região central e de bairros ou comunidades rurais sem unidade de referenciamento”, afirma a Prefeitura, em nota à imprensa.

Além disso, o credenciamento como ESF, acrescenta Meira possibilitará o fortalecimento da rede municipal de atendimento básico da saúde, ampliação da população coberta, e consequente diminuição de demandas do Pronto Socorro.

“Vamos nos adequando, trabalhando com responsabilidade, e quem ganha com tudo isto é o cidadão itaunense”, pondera o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Homem é ejetado de veículo após capotamento no bairro Morada Nova; socorrido pelo SAMU
Next post Corrida da Saúde reuniu mais de 2 mil no domingo (31), diz Prefeitura; 2 toneladas de alimentos arrecadados