@viuitauna
O Projeto de Manutenção das Atividades da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de artesanato em 14 modalidades. As oficinas semanais terão carga horária de 140 horas, em um período de dez meses, a partir de setembro. As vagas são limitadas e estarão disponíveis a partir de segunda-feira (22). Interessados devem se inscrever presencialmente na sede da Acirpa, na Rua Fernão Dias, 530, no bairro Pio XII, em Itatiaiuçu.
De acordo com a assessoria de comunicação da Mineração Usiminas, patrocinadora do projeto, cerca de 300 pessoas devem ser beneficiadas com os cursos de capacitação e formação de novos artesãos.
As modalidades disponíveis são tear mineiro (níveis iniciante, intermediário e avançado); costura básica e avançada; customização artística com reciclagem em tecido; customização artística com tingimento natural em tecido; customização artística com ornamentação em vaso; patch aplique; pintura em tecido; desenho artístico (níveis básico e avançado) e pintura em tela (níveis básico e avançado).
ARTESANATO EM ITATIAIUÇU Desde 2012, a Mineração Usiminas apoia a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Com o apoio da companhia e o objetivo de valorizar, desenvolver e manter viva a produção do artesanato em Itatiaiuçu, o projeto otimizou os recursos disponíveis aos alunos com a compra de maquinários e equipamentos e a contratação de profissionais e especialistas para os cursos oferecidos.
Para a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, é motivo de grande satisfação acompanhar e impulsionar um trabalho que gera resultados tão efetivos na valorização da cultura local e na autonomia profissional da comunidade.
“Essa iniciativa fomenta a criatividade, fortalecendo o artesanato da cidade e promovendo oportunidades de aprendizado desse patrimônio da cultura local. Há geração de empregos, tanto para profissionais especializados quanto para os futuros artesãos. É uma honra colaborar com essa ação”, afirma Magalhães.