@viuitauna
Enquanto a Prefeitura não conclui as obras do novo reservatório do Morada Nova, moradores de bairro da região oeste de Itaúna continuam prejudicados pela falta d’água nos fins de semana. A razão apontada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) são os picos de consumo aos sábados e domingos e a ausência de chuvas na cidade. Para tentar amenizar o desabastecimento, a autarquia tem efetuado manobras na distribuição, principalmente a noite, de forma a recuperar o volume do Reservatório R7 no Novo Horizonte.
“Já e o quarto final de semana direto que no bairro São Geraldo fica sem água e o SAAE não toma nem uma providencia sobre a falta de água”, reclamou um cidadão neste sábado (20) ao @viuitauna.
Nos últimos dias, a autarquia divulgou informes alertando a população sobre a necessidade do uso consciente da água. Entre os bairros com maior risco de desabastecimento estão Santanense, Parque Jardim, Piedade, Garcias, Aeroporto, Cidade Nova, Morada Nova, Residencial Santanense e São Geraldo. O SAAE pede que se evite o desperdício com lavagens de veículos, calçadas e irrigações de jardim.
“Não há previsão de realização de rodízio, mas o SAAE orienta e pede a população que mantenha o uso consciente da água evitando desperdícios. Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso”, respondeu o SAAE à reportagem, no último dia 8.
AVISO COM ANTECEDÊNCIA Para um morador do Itaunense, comunicar o fechamento da distribuição de água depois que a manobra de rede já foi realizada, “nem adianta”. A situação, diz, prejudica principalmente quem mora em bairros mais altos da cidade, que exigem mais pressão da rede de abastecimento até as residências.
“Tem de ser comunicado antecipadamente antes de fechar. Fico fora de casa o dia inteiro, chego somente a noite. Minha caixa d’água é no total 1.500 litros. Hoje (ontem) acabou a água. Pra isso acontecer estou sem água tem uns três dias. Não tem condição”.
SAIBA MAIS
Reservatório atual atende 40 bairros de Itaúna
Com capacidade para 3,1 milhões de litros, o Reservatório 7 foi concluído em 1998, quando haviam 26 bairros na região. Atualmente são 40 bairros, além de cinco comunidades rurais atendidas, afirma a Prefeitura. O Reservatório R7 é responsável por fornecer água para os bairros Novo Horizonte, Garcias, Aeroporto, Residencial São Geraldo, São Geraldo, Parque Jardim Santanense, Residencial Santanense, Santanense, Morada Nova, Cidade Nova, Murilo Gonçalves, Peixotas, Itaunense, Santa Edwiges, Três Marias, Godofredo Gonçalves, Vale dos Ipês, Alphaville, Santanense, Piedade, Belvedere, Cerqueira Lima, Graças e as comunidades rurais de Campos, Lopes, CDI e Fazendinha.
Quando o POLÍTICO tem o olhar raso, pequeno, sem visão de futuro, sem vislumbrar no horizonte as possibilidades de modificações no cenário e NO ambiente das cidades, é esse e SOMENTE esse, o RESULTADO!
Os prefeitos de ITAÚNA sempre tiveram esse OLHAR raso. Do tipo que vai até a altura do seu proprio umbigo. Muita vaidade e pouquíssimas AÇÕES.
O pensamento MEDIANO e obtuso deles os levou a acreditar que Itaúna não cresceria. Que ficaria aquela freguesia de São João Acima…
O Osmando por exemplo? Qual a sua VISÃO sobre infra-estrutura de abastecimento de água no municipio? Eu disse infra-estrutura MESMO! Não é remendo novo em pano velho. Coisa grande, vistosa, impactante…
Político de VERDADE são raros.
DAQUELES que pensaram 50 anos à frente de seu tempo. No MÍNIMO!
Que saudades de você JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA! OLIVEIRA mesmo…