@viuitauna
Com bom público, que encheu as arquibancadas, os Jogos Escolares de Itaúna (JEI 2022) foram abertos oficialmente em noite de festa, no Poliesportivo JK, no Cerqueira Lima, na noite desta quarta-feira (24). O evento é a maior competição esportiva organizada pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Educação e envolve 30 instituições de ensino municipais, estaduais e da rede particular.
O JEI tem como finalidade aumentar a participação da juventude estudantil itaunense em atividades desportivas, promovendo a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. Crianças e jovens constroem valores e formam conceitos, por meio das atividades desportivas, promovendo benefícios à saúde física e psicológica, atendendo seu direito constitucional à prática de esportes.
O evento faz parte do calendário da Prefeitura e é voltado aos alunos da faixa etária entre 7 a 17 anos, distribuídos em cinco categorias (módulo Itaúna I, Módulo Itaúna II, Módulo I, módulo II e módulo III). Serão disputados 271 jogos, em 13 modalidades: atletismo, basquete, dança, futebol society, futsal, handebol, natação, peteca, queimada, taekwondo, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Durante a solenidade, o prefeito Neider Moreira (PSD) reforçou a importância da competição, não só no sentido de levar os jovens à prática de esportes, mas também de contribuir para a socialização e a prática da cidadania.
“Esses estudantes se dedicam para representar bem suas escolas, aprendem valores importantes para a vida, valorizam ainda mais as famílias. Temos que considerar que são o nosso futuro, portanto, precisamos estimulá-los. Quanto mais fizermos isso, mais conquistas teremos para a sociedade”, disse Neider.
Para o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Nelson Júnior, é gratificante poder voltar com a realização dos jogos escolares e ver a comunidade escolar engajada.
“Temos aqui a oportunidade de revelar talentos, e levar esses alunos a um ponto de competição. Temos conseguido descobrir as habilidades dos jovens atletas, que passam a representar Itaúna e levar o nome da cidade a diferentes lugares. Esse é o objetivo dos Jogos Escolares”, enfatizou Júnior.
O secretário Municipal de Educação, Weslei Lopes, disse que os Jogos Escolares de Itaúna são um “marcante momento de interação, de significativas vivências e descontração que ficarão guardadas na memória daqueles que participarão das atividades”.
NA DISPUTA Participam do JEI alunos das escolas Colégio Cenecista Educare de Itaúna; Colégio Cidade de Itaúna (Losango); Colégio Recanto do Espírito Santo; Colégio Sant’Ana; Dário Gonçalves de Souza – SESI Itaúna; Escola Estadual de Itaúna; Escola Estadual do Bairro São Geraldo; Escola Estadual Doutor José Gonçalves; Escola Estadual Leonardo Gonçalves Nogueira; Escola Estadual Professora Geralda Magela Leão de Melo; Escola Estadual Professora Gilka Drumond de Faria; Escola Estadual Santana; Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza; Escola Estadual Zezé Lima; Escola Municipal de Ensino Fundamental de Anos Iniciais; Escola Municipal Artur Contagem Vilaça; Escola Municipal Dolores Nogueira Penido; Escola Municipal Dona Cota; Escola Municipal Dona Dorica; Escola Municipal Dona Maria Augusta de Faria; Escola Municipal Doutor Lincoln Nogueira Machado; Escola Municipal Eduardo Gomes; Escola Municipal Ismael de Souza Arruda; Escola Municipal João Luís de Souza; Escola Municipal João Nogueira Penido; Escola Municipal José Antunes Ribeiro; Escola Municipal Modestino Francisco Rabelo; Escola Municipal Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira; Escola Municipal Souza Moreira e NAC – Curumim.