@viuitauna
Furto e invasões em áreas de grandes mineradoras e empresas coligadas destinadas a reflorestamento e plantio de eucaliptos foram alvos da Operação Minério de Chumbo, deflagrada pela Polícia Civil em Itatiaiuçu, na Grande BH. A ação policial culminou na prisão de quatro integrantes de uma organização criminosa, com idades entre 31 a 40 anos, e na recuperação de 80 toneladas de minério de ferro.
A operação foi desencadeada por policiais civis da 1ª Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto e Roubo, pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri). Durante a ação, cinco veículos foram apreendidos, dentre eles um trator.
De acordo com o delegado João Prata, as investigações iniciaram há dois meses, após denúncias da empresa, a qual realizava a extração do minério e os utilizava para pavimentação ou terraplanagem interna. A empresa vítima ainda apontou aos policiais que algumas invasões ocorriam, sobretudo durante a madrugada, por um grupo criminoso que utilizava arma de fogo para darem cobertura aos furtos do material, que já era previamente extraído.
INVESTIGAÇÃO Os policiais civis realizaram diversos levantamentos e apuraram que os suspeitos eram distribuídos em diversas funções, tais como colaboradores na vigilância em vias de acesso com uso de rádios comunicadores; colaboradores no emprego de pranchas para deslocamento de máquinas pesadas (pás carregadeiras, retroescavadeiras).
“Foi realizado um mapeamento dos indivíduos, tanto nas linhas superiores do comando das ações criminosas e do emprego de armas de fogo, quanto na logística de aluguel de maquinários e transporte”, relatou João Prata.
Ainda segundo o delegado, também foi apurado que havia o fornecimento de notas fiscais e documentos falsificados para receptação e montagem de empresas “laranjas” com o objetivo de lavar o dinheiro proveniente do esquema criminoso.
Na ação, 80 toneladas de minério de ferro foram recuperadas.