@viuitauna
A assessoria do partido Unidade Popular (UP) enviou release ao @viuitauna informando que as candidatas ao Governo de Minas Indira Xavier e Edna Gonçalves cumprem agenda de campanha em Itaúna nesta terça-feira (6). Pela manhã, a “única dupla formada por mulheres negras aspirante ao Palácio Tiradentes”, ressalta o partido, conversou com populares na Praça Dr. Augusto Gonçalves e a tarde tem entrevista agendada na Rádio Clube. No início da noite, a partir das 18h30, participarão do Café com Política na Praça CELI.
No fim da manhã, Indira e Edna distribuíram material de campanha e divulgaram propostas de governo para populares no Centro. Às 14h as candidatas visitam a Casa Socialista Irmã Benigna, no bairro Morada Nova. Posteriormente, Indira participará da programação da Rádio Clube. Às 16h30, elas têm compromisso com Edênia Alcântara (PDT), no gabinete da vereadora Câmara Municipal.
AGENDA DAS CANDIDATAS A GOVERNADORA E VICE:
11h – Panfletagem na Praça Dr. Augusto Gonçalves
14h – Visita à Casa Socialista Irmã Benigna e panfletagem no Morada Nova
16h – Entrevista Indira Xavier na Rádio Clube
16h30 – Visita ao gabinete da Edênia Alcântara
18h30 – Café com Política na Praça CELI
NOMES FEMINISTAS PARA O PALÁCIO TIRADENTES Indira é nordestina, natural de Macéio, onde iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista em 2001, quando era aluna do CEFET Alagoas. Pouco tempo depois, foi eleita diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Desde lá, é ativista de direitos humanos, atuando na defesa dos direitos à educação, com juventudes do meio popular e nas pautas do direito à cidade e em defesa do SUS. Em 2011, passou a integrar a Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e o Comitê Latinoamericano e Caribenho de Mulheres. Em 2016, ela e seu filho mudaram para Belo Horizonte para dedicar-se à construção das lutas no estado. Indira também atua na Coordenação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, primeira Ocupação Feminista de Mulheres da América Latina, situada na capital mineira.
Edna Gonçalves tem 53 anos, é mãe, avó, mulher negra com descendência indígena e liderança popular. Segundo a assessoria, há mais de 30 anos iniciou sua luta junto ao povo pobre e sem teto de Belo Horizonte e há dez anos tornou-se uma das coordenadoras da Comunidade Esperança, localizada na Izidora, na capital. Em 2020 Edna foi candidata a vereadora pela Unidade Popular. Atualmente, compõe o diretório estadual do partido em Minas Gerais e se coloca como a única moradora de ocupação urbana na disputa ao Governo do Estado.