Urnas mais modernas e proibição de celular; 71 mil eleitores vão às urnas em Itaúna neste domingo (2)

Carla Corradi
@viuitauna

Urnas eletrônicas, cadernos de votação, material de escritório, tudo está devidamente preparado para as eleições de primeiro turno para presidente, governadores, deputados e senadores, neste domingo (2). De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Itaúna, Euder Monteiro, ao todo 1,2 mil pessoas foram convocadas em Itaúna e Itatiaiuçu para trabalhar, incluindo mesários e pessoal de apoio, como motoristas. Comparada à última eleição, Itaúna tem quase 2 mil eleitores a mais aptos a votar – a maioria, 52%, são mulheres.

Todos os convocados foram instruídos, durante treinamento realizado no Espaço Cultural de Itaúna, a evitar qualquer comportamento ou uso de símbolos que possam remeter à propaganda eleitoral, inclusive a camisa oficial da Seleção Brasileira, com o objetivo de manter imparcialidade.

“Tendo em vista a polarização a gente recomenda evitar”, afirma Monteiro.

Ao todo 260 seções com uma urna cada foram preparadas pela 140ª Zona Eleitoral de Itaúna, sendo 227 no próprio município, espalhadas por 42 locais de votação e 33 em Itatiaiuçu. Os maiores locais de votação são o Colégio Sant’Ana, CAIC e Polivalente.

Para o chefe do Cartório Eleitoral, o crescimento de eleitores em Itaúna foi expressivo, já que em 2020 eram 69.448 pessoas aptas a votar e hoje são 71.333, quase 2 mil eleitores a mais em comparação com o pleito anterior – 52% são mulheres. Apesar do crescimento no número de eleitores, Monteiro considera que a participação de jovens ainda é pequena na escolha dos candidatos.

“A participação dos jovens em Itaúna permanece muito pequena. Nós temos apenas 861 eleitores com 18 anos ou menos. Menos de mil eleitores. É um percentual pequeno considerando que nós temos mais de 71 mil eleitores. A partir de 20 anos já temos um percentual bem maior de eleitores. De 21 a 24 anos são cerca de 5 mil eleitores”, aponta o chefe do cartório.

Maiores locais de votação são o Colégio Sant’Ana (foto), CAIC e Polivalente. Foto: Divulgação/Cartório Eleitoral

São impedidos de votar aqueles que estão prestando serviço militar no Tiro de Guerra, condenados pela Justiça ou pessoas que tiveram o título cancelado.

URNAS ELETRÔNICAS As urnas disponíveis para votação em Itaúna e Itatiaiuçu são modelos 2020, mais modernas do que aquelas usadas em anos anteriores, com baterias mais eficientes e tela sensível ao toque no terminal do mesário.

O tempo que o eleitor precisará para confirmar o voto será maior este ano, após a digitação do número do candidato. A mudança foi realizada para que o eleitor tenha mais tempo para visualizar a foto do seu candidato na urna. Caso o eleitor aperte rapidamente a tecla “confirma”, o sistema pedirá uma nova confirmação. Outra modificação é a inclusão de um tradutor de libras na tela da urna, para eleitores que têm deficiência auditiva. Em anos anteriores já havia o recurso de fones de ouvido e teclas em braile para deficientes visuais.

Ao todo, existem 30 urnas reservas em caso de necessidade de substituição, o que é considerado raro pela Cartório Eleitoral de Itaúna.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Homem é atropelado por ônibus e morre na MG-050
Next post Justiça Eleitoral recebeu diversas denúncias contra candidatos em Itaúna; bebida liberada no domingo (2)