Filme “Entre Mentes”, criado em Itaúna, será exibido nesta terça (8) na Praça Dr. Augusto; saiba mais!

@viuitauna

Nesta semana, Itaúna e Itatiaiuçu poderão conhecer os filmes “Entre Mentes” e “Zoe não sabe abraçar”, criados por moradores das cidades, durante as oficinas do projeto Som, Câmera e Ação. Em Itaúna, o festival terá início às 20h desta terça-feira (8), na Praça Dr. Augusto Gonçalves. Já em Itatiaiuçu, a exibição será na quinta (10), a partir das 19h, na quadra da Escola Estadual Manoel Dias Corrêa. Toda a programação é gratuita e ainda contará com o curta-metragem “Encontro”, criado em Ipatinga.

O Som, Câmera e Ação ofereceu aos moradores da região um curso, ministrado pelo cineasta Cris Azzi. A iniciativa foi voltada às pessoas com idade acima de 45 anos e contou com 17 inscritos, que puderam vivenciar na prática as técnicas que aprenderam durante as aulas, atuando nas produções.

“Sou artesã e soube da oficina por meio da Acirpa. Tinha muitas curiosidades sobre como é feito um filme e foi muito interessante, tirei muitas dúvidas”, comenta Creuza Maria, de Itatiaiuçu. Quem também considerou o curso uma ótima surpresa foi Cida Campos, de Itaúna. “O meu jeito de ver televisão e filmes mudou. Eu percebi também que estava ficando muito sozinha e a oficina me despertou para a convivência. Antes eu estava vendo as coisas nem preto e nem branco, mas embaçado. Hoje tudo está colorido”, afirma Campos.

Filme “Zoe não Sabe Abraçar”, criado em Itatiaiuçu, aborda a relação da tecnologia com a vida contemporânea

Nas oficinas, os alunos seguiram juntos por todas as etapas que envolvem uma obra cinematográfica, desde a concepção de uma ideia à elaboração do roteiro, montagem das cenas e gravações. Ao final, em Itaúna, criaram o filme “Entre Mentes”, que aborda o medo e a superação; em Itatiaiuçu, o resultado foi a produção “Zoe não Sabe Abraçar”, sobre a relação da tecnologia com a vida contemporânea.

“Os participantes foram convidados a aprender a fazer um filme na prática. Esse trabalho envolve também uma investigação sobre o patrimônio cultural. É o olhar deles sobre os contextos em que vivem, para as práticas culturais e para os espaços e visualidades das regiões em que estão inseridos. Também contamos com a experiência e a vivência desse grupo de pessoas, todas com mais de 45 anos, que estão refletindo sobre a vida, sobre os sonhos”, explica o coordenador do projeto, Gilberto Scarpa.

O Som, Câmera e Ação teve o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa teve apoio do Instituto Usiminas, da Prefeitura de Itaúna e da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa).

SOBRE OS CURTAS

“Entre Mentes” (Itaúna – 17 min)
Um psicólogo recebe pacientes que relatam seus medos e como fazem para enfrentá-los. E você? Tem medo de quê?
Um filme de Alessandra Maria, Aparecida Reis, Cida Campos, D’Fátima Quadros, Grécia Belo, Helena Honorato, Joaquim Santana, Maria do Carmo Pinheiro, Sileny Andrade Menezes e Sônia Maria Fonseca (elenco)

“Zoe não sabe abraçar” (Itatiaiuçu – 13 min)
Uma misteriosa encomenda deixada em sua porta faz Maria mudar seus hábitos. Ao pensar sobre a humanidade e sobre o planeta, Maria também se descobre.
Um filme de Creusa Maria, Eduardo Valeriano, Ivana Oliveira, Lis Maria, Madalena do Mel e Veralúcia; Creusa Maria, Lis Maria, Ivana Oliveira e Eduardo Valeriano (elenco)

“Encontro” (Ipatinga – 9 min)
Após décadas sem se ver, antigos amigos decidem encontrar. Entre brindes e aparências, a dúvida que fica é se ainda há tempo para sonhar.
Um filme de Alessandra Machado, Darcina Eudes, Edmo Eustáquio Fonseca (China), Gilmar Rodrigues, João Carlos Coelho de Oliveira, Lucineia Nunes, Magna Lúcia e Yáskara Carvalho (elenco)

Em Ipatinga foi criado o filme “Encontro”: reencontro de amigos após décadas

SERVIÇO
Festival Som, Câmera e Ação: estreia de três filmes de curta-duração

Itaúna: terça-feira, 8 de novembro, 20h
Praça Doutor Augusto Gonçalves (Praça da Matriz)
Entrada gratuita

Itatiaiuçu: quinta-feira, 10 de novembro, 19h
Quadra da Escola Estadual Manoel Dias Corrêa (Rua Bonfim, 1 – Centro)
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Canal para denúncias de telemarketing abusivo atende 26 mil pessoas; 92% sem relação com empresas
Next post Idoso morre após manobra de carreta na MG-431