@viuitauna
A aula inaugural da segunda edição do curso de Tapeçaria Trama sem Nó foi realizada na terça-feira (22), no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, em Itatiaiuçu. A formação une arte, sustentabilidade e geração de renda e faz parte do projeto “Danças, Artes e Tramas”, do Instituto Fred. O curso gratuito tem duração de quatro meses e promove também atividades integradoras, como aulas de empreendedorismo, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e palestras.
A iniciativa pretende beneficiar 25 pessoas, com aulas gratuitas de técnicas para transformar retalhos em arte. Esta é a segunda vez que a oficina é aplicada Itatiaiuçu, com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas.
A coordenadora-geral do Instituto Fred, Danielle Melo, afirma que o projeto pode proporcionar até mesmo novas formas de os participantes entenderem o meio ambiente e a importância da reutilização de recursos.
“O retalho que seria descartado é transformado em uma bela peça. E a transformação também acontece na vida dos alunos por meio do acolhimento, do aprendizado e da contribuição na melhoria da saúde mental”, comenta Melo.
MOSTRAS E EXPOSIÇÃO Ao final do curso, todos os artesãos receberão certificado. Além disso, o Instituto Fred realizará mostras culturais e exposição para comercialização das peças produzidas pelos beneficiários da iniciativa.
O valor arrecadado com as vendas será repassado aos alunos, como forma de incentivo para que continuem a empreender, a partir do aprendizado obtido no curso.