Moradoras do Nova Vila Mozart e JK alertam para entupimento de bueiros; Prefeitura diz que tem agido

@viuitauna

Com as chuvas dos últimos dias e a previsão de novos temporais que podem chegar a um volume de 100mm, moradores do Nova Vila Mozart e do JK estão apreensivos quanto ao risco de novos alagamentos nas ruas dos bairros. Segundo seguidoras que procuraram o @viuitauna, o entupimento de bueiros tem agravado a situação. A Prefeitura, por outro lado, sustenta que a limpeza das aberturas está em andamento e inclui o bairro Nogueira Machado, onde também será feita uma obra de captação pluvial. “O prazo demorou devido o processo legal de uma licitação”, justifica.

De acordo com o Instituto Climatempo, em janeiro desse ano o volume total de chuvas que caíram sobre Itaúna foi de 272mm, maior na média histórica da cidade dos últimos 30 anos. Já para dezembro de 2022, a previsão é ainda maior, podendo chegar a 290mm, com ventos intensos (60-100 km/h).

Nos últimos dias, ruas do Nova Vila Mozart e do JK voltaram a ficar tomadas pelo grande volume de água, trazendo medo a quem já havia sido atingido pela chuva há alguns meses.

No JK, uma moradora lembra que o bairro ficou de fora do cadastro da Defesa Civil e com isso, residentes não receberam o auxílio do programa Recupera Minas. Agora, uma obra realizada na parte debaixo do bairro tem piorado a situação de alagamentos frequentes na Rua Quatro. Apesar de a Prefeitura sustentar que um bueiro foi limpo na via nesta quarta-feira (14), o problema persiste em outro bueiro da Rua Crispim Rodrigues, atenta a cidadã.

“Nas chuvas do início do ano Defesa Civil alegou que o bairro JK não foi atingido e com isso não recebemos a ajuda do governo. Agora a Defesa Civil deu entrevista em jornal e não citou a nossa área novamente. Queremos ser vistos com os direitos que todo cidadão itaunense tem! Moramos em uma área de alagamentos e precisamos de uma atenção com urgência para desentupir os bueiros e desviar os rejeitos da construção, que estão enchendo os bueiros de terra, areia e brita”, aponta a mulher.

Outra moradora, Simone Rossi, da Nova Vila Mozart, também procurou a reportagem pedindo que os bueiros do bairro sejam limpos. A cidadã aponta descaso, pois teve a casa inundada no início do ano. Diz ela que se nada for feito, a situação pode se repetir.

“O SAAE esteve aqui, limpou bueiros, mas não recolheu os entulhos retirados. Ninguém faz nada: nem SAAE, nem Infraestrutura, nem a Defesa Civil. Estamos apreensivos com as chuvas, perdemos tudo nas últimas inundações”, desabafa Simone.

PONTOS COM MAIOR RISCO DE ALAGAMENTO, SEGUNDO A DEFESA CIVIL:

  • Av. São João
  • Av. Walter Mendes
  • Entrada do bairro Itaunense
  • Bairro JK (Alaíta)
  • Alguns pontos da Av. Jove Soares
Funcionário da Prefeitura trabalhando em desobstrução de bueiro no JK nesta quarta (14). Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaúna

DEFESA CIVIL PEDE CONSCIENTIZAÇÃO Perguntada sobre as reclamações, a Prefeitura de Itaúna afirmou, via assessoria de comunicação, que a Defesa Civil pontou em entrevista alguns locais de atenção e que registram alagamentos com frequência. O fato de o bairro JK não ter sido citado, afirma o setor, “não quer dizer que o bairro está esquecido”. A Defesa Civil pede conscientização de construtores para que o descarte de materiais de construção seja feito de forma adequada.

“Nesta terça feira, a equipe da Defesa Civil esteve nas ruas do bairro e solicitando limpeza dos bueiros à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços. Cabe também a conscientização de cada construtor realizar a limpeza dos rejeitos de construção que obstrui o sistema de drenagem nas vias”, diz o setor.

TELEFONES DA DEFESA CIVIL:
199
(37) 3241-8158
(37) 98401-8973

Caso o cidadão queria se manter informado, pode solicitar um serviço gratuito de emissão de alertas bastando enviar o CEP de onde mora, por mensagem de texto (SMS), para o número 40199.

One thought on “Moradoras do Nova Vila Mozart e JK alertam para entupimento de bueiros; Prefeitura diz que tem agido

  1. As obras demoraram a começar, não pelo fato da demora no processo de licitação, pois o atual governante tem experiência com este processo já que está no segundo mandato… As obras demoraram a começar porque demorou a abrir o processo licitatório… Ou seja, houve atraso por falta de planejamento, o que é comum na administração pública municipal. Mesma falta de planejamento que pôde ser percebida na obra de desassoreamento do Rio São João, quando as máquinas já estavam trabalhando e a secretaria de trânsito não estava sinalizando e orientando a população quanto aos trechos interditados… Falta de Planejamento, marca registrada da administração pública Itaunense…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Monte Moriá, no Morro do Sol, é revitalizado pela Prefeitura após pedido do vereador Giordane Alberto
Next post Picape clonada é apreendida após perseguição até a BR-262 em Betim; dois indivíduos são presos