“Fiquem tranquilos, aqui não falta água mais não”, diz Neider ao inaugurar reservatório do Morada Nova

@viuitauna

Com capacidade para 2,5 milhões de litros, o novo reservatório do Morada Nova foi inaugurado em cerimônia no sábado (17), abastecido por gravidade, até que a estação elevatória seja entregue. A previsão, segundo o prefeito Neider Moreira (PSD), é de que a obra, com custo total de R$ 10 milhões, seja concluída no primeiro semestre do ano que vem. “Então fiquem tranquilos, região sudoeste da cidade, aqui não falta água mais não”, assegurou Neider, sobre a constante falta d´água em bairros de Itaúna.

Participaram do evento a vice-prefeita Gláucia Santiago (PL), o vereador da base Lacimar Cezário, o Três (PSD), a deputada estadual eleita Lohanna França (PV), além de servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Instalado próximo ao Monte Moriá, antiga pedreira que recebeu melhorias da Prefeitura após as chuvas do início do ano, o novo reservatório do SAAE promete equilibrar o sistema de abastecimento da região, ampliando a capacidade total de 3,1 milhões para 5,6 milhões de água tratada. A obra atenderá mais de 40 bairros e cinco comunidades rurais de Itaúna, com o abastecimento por gravidade chegando ao Brejo Alegre, disse o prefeito durante a solenidade.

“Hoje ele está sendo abastecido por um bombeamento que traz a ele 40 mil litros de água por hora. Quando a estação elevatória estiver concluída no primeiro semestre de 2023, ele vai ser abastecido por essa estação elevatória em 3h. Então fiquem tranquilos, região sudoeste da cidade, aqui não falta água mais não”, afirmou Neider na ocasião.

Construído com base de concreto, estrutura metálica confeccionada em chapas de aço vitrificado e teto autoportante em alumínio importados dos Estados Unidos, o reservatório tem 11 metros de altura e 18 metros de diâmetro. Para a execução da obra foram instaladas sobre as rochas da pedreira adutoras em ferro fundido DN 500.

Segundo Neider, 45 mil pessoas são diretamente abastecidas pelo reservatório, interligado ao reservatório R-7 no Novo Horizonte.

“São 2,5 milhões de água tratada aqui, mais 3,5 milhões no Novo Horizonte. São 5 milhões de água tratada para abastecimento da região sudoeste da cidade, abastecimento feito por gravidade. Essa água vai por gravidade até o Brejo Alegre”, apontou o prefeito, em vídeo divulgado pela Prefeitura.

HOMENAGEM A SERVIDOR DO SAAE O reservatório recebeu o nome Márcio Faria Campos, em homenagem a um ex-servidor do SAAE Itaúna por 23 anos, falecido em 14 de julho em decorrência da COVID-19.

BAIRROS ATENDIDOS PELO NOVO RESERVATÓRIO
Alaíta, Aeroporto, Aeroporto II, Alameda dos Manacás, Tropical, Belo Vista, Belvedere, Chácara do Quitão, Chacreamento Vale Verde, Cerqueira Lima, Cidade Nova, Cidade Nova II, Garcias, Godofredo Gonçalves, Itaunense, Itaunense II, JK, Morada Nova, Morada Nova II, Morro do Sol, Nazaré, Novo Horizonte, Parque Jardim Santanense, Piedade Recanto das Peixotas, Residencial Santanense, Residencial São Geraldo, Santa Edwiges, Santa Edwiges II, Santanense, São Bento, São Bento II, São Geraldo, Três Marias, Vale das Aroeiras, Vila Washington, Campos, Lopes, Alphaville, Alphaville II, Vale dos Ipês, Bagaginha e Granja Glória.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Compra de curtidas leva CDL Itaúna a alterar regras de concurso de casas decoradas de Natal; entenda
Next post Residência de suspeito de assediar menor no Padre Eustáquio foi incendiada na sexta-feira (16)