Recuperação de BRs, acordo de Mariana, metrô e obras no semiárido: Zema apresenta demandas à Lula

@viuitauna

O governador Romeu Zema (Novo) participou na sexta-feira (27) do encontro de governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. A convite do governo federal, os representantes do executivo de cada ente federativo tiveram a oportunidade de apresentar as principais demandas do estado e discutir propostas com a União.

Zema entregou um ofício à presidência elencando prioridades para Minas Gerais, como as questões de infraestrutura, essenciais para os mineiros. De acordo com ele a recuperação das BR-262, 381 e 040, a conclusão do acordo de Mariana e da concessão do metrô de BH e a retomada de obras no semiárido são prioridades.

“A infraestrutura das rodovias federais que cruzam o estado deixam muito a desejar e estão em situação ruim. Queremos que essas estradas sejam recuperadas o quanto antes, entre elas a BR-262, a 040 e a 381, que são vias federais que precisam de investimento e melhorias. A segunda parte é a região do semiárido mineiro que precisa ser atendida com relação a obras que estão há décadas paralisadas. Por exemplo, Berizal e Jequitaí, que são duas represas fundamentais para o progresso do Norte de Minas e não foram concluídas”, afirma o governador.

Romeu Zema (Novo) também solicitou ao governo federal a continuidade de projetos que já estavam em andamento em parceria com a gestão anterior. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Romeu Zema também solicitou ao governo federal a continuidade de projetos que já estavam em andamento em parceria com a gestão anterior.

“Queremos agilidade do governo federal em programas que estão em andamento, como o metrô de Belo Horizonte, que já foi concedido, e também o Regime de Recuperação Fiscal que já está avançado na Secretaria do Tesouro Nacional e que vai possibilitar um equilíbrio nas contas do estado”.

“Além disso, temos ainda o ponto principal, que é a conclusão do acordo do Termo de Reparação referente à tragédia do rompimento de barragem em Mariana. São pontos fundamentais para o povo mineiro, pois vai possibilitar que obras importantes sejam executadas, principalmente na região da bacia do Rio Doce, já que a maior parte desse recurso será destinado para estas cidades. Espírito Santo, Minas Gerais e União estão com tratativas avançadas e queremos que o Governo Federal encerre esse processo, que será bom para ambas as partes”, finalizou o governador de Minas.

DIÁLOGO A reunião foi o segundo compromisso do governador ao longo de dois dias de agenda de trabalho em Brasília. Na quinta-feira (26), ele participou do Fórum Nacional de Governadores, que também contou com os chefes do executivo e representantes dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os governadores debateram questões fiscais e econômicas dos estados e, também, sobre as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). (com informações da Agência Minas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Provias completa nove meses com 18 obras concluídas
Next post Motociclista morreu após bater contra árvore no Parque Jardim no sábado (28); PM informa boletim