@viuitauna
A Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira (27) a vacinação contra Covid-19 com a Pfizer bivalente em Itaúna. De acordo com a Prefeitura, a programação de públicos prioritários seguirá recomendação do Ministério da Saúde. Na primeira fase da campanha serão imunizadas pessoas com 70 anos ou mais, vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas – leia mais a seguir.
No total, Minas Gerais recebeu até o momento 680,4 mil doses. A distribuição para as Unidades Regionais de Saúde (URSs) começou em 15 de fevereiro e, até o fim do dia desta sexta-feira (24), todas as URSs, incluindo o município de Belo Horizonte, receberão as doses do imunizante.
Itaúna terá a disposição 2.520 vacinas nesta etapa. Nesta quinta-feira (23), a cidade registrou mais dois óbitos por Covid, de duas mulheres de 48 e 86 anos, ambas com comorbidades. Boletim divulgado pela Prefeitura de Itaúna nesta sexta aponta 313 óbitos confirmados pela pandemia, com 13 novos casos registrados e duas hospitalizações, após o Carnaval.
As doses bivalentes estarão disponíveis em Itaúna a partir de 13h de segunda-feira e nos demais dias em horário habitual de funcionamento. A oferta desta imunização acontecerá de acordo com a disponibilidade do quantitativo de vacinas para o município.
“A vacinação contra Covid em Itaúna continua para todos os grupos já definidos anteriormente pelo Ministério da Saúde com vacinas monovalentes e agora também para grupos prioritários com imunizantes bivalentes (protegem contra duas cepas de variantes da doença)”, afirma a Prefeitura em nota.
DEMAIS GRUPOS EM MARÇO E ABRIL Outros grupos definidos pelo Governo Federal também receberão doses bivalentes ao longo dos meses de março e abril. É importante que o esquema vacinal de todos os cidadãos esteja em dia. “Leve sempre o cartão para conferência”.
SAIBA MAIS…
Fases da vacinação
De acordo com a Nota Técnica nº 1/2023, do Ministério da Saúde, a próxima campanha de intensificação da vacinação contra a Covid com vacinas bivalentes vai contemplar os seguintes grupos prioritários:
- Fase 1: pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas fazem parte desse grupo no estado de Minas Gerais.
- Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade. Aproximadamente 1, 9 milhão de pessoas fazem parte desse grupo no estado.
- Fase 3: Gestantes e puérperas. Aproximadamente 211 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado.
- Fase 4: Trabalhadores da saúde. Aproximadamente 960 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado.
- Fase 5: Pessoas com deficiência permanente. Aproximadamente 790 mil pessoas fazem parte desse grupo no estado.