Fiscalização apreendeu três ônibus de aplicativo em Itaúna e Divinópolis por falta de ATF, diz DER-MG

@viuitauna

Nesta segunda-feira (20), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens (DER-MG) informou que a fiscalização de ônibus de aplicativo iniciada na tarde de sexta-feira (17), teve como resultado final três ônibus autuados e apreendidos, em Itaúna e Divinópolis. De acordo com o órgão, os “veículos não possuíam documentação básica para este tipo de prestação de serviço, que é a Autorização de Transporte Intermunicipal Fretado de Pessoas (ATF) emitida pelo departamento, conforme previsto pela legislação”.

A startup Buser, responsável pelas viagens, emitiu nota afirmando que vem sofrendo uma perseguição injusta e ilegal por parte do fiscal do DER-MG e apoia a empresa dos ônibus apreendidos, tomando as providências cabíveis – leia mais a seguir.

Conforme apurado pelo @viuitauna, além do ônibus abordado no trevo de Itaúna, por volta de 16h, outros dois veículos foram autuados pelo departamento – um em Divinópolis, ainda no período da tarde; e outro em Itaúna, já a noite.

Passageiros dos veículos abordados em Itaúna tiveram de seguir viagem em outro ônibus da Viação Itaúna

No primeiro veículo abordado estavam a bordo 44 passageiros. O ônibus saiu de Divinópolis por volta de 14h e tinha como destino final Belo Horizonte.

APOIO À AÇÃO DO DER DE PARÁ DE MINAS A 9ª Cia de PM também respondeu nesta segunda-feira, informando que a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) prestou apoio ao DER de Pará de Minas nesta fiscalização.

A reportagem aguarda um posicionamento da PMRv.

LEIA A NOTA EMITIDA PELA BUSER:

“A Buser apoia a empresa de turismo ACTur que vem sofrendo uma perseguição injusta e ilegal por parte do fiscal do DER-MG. As apreensões ocorridas nesta sexta (17) com os ônibus da fretadora são ilegais e descumprem decisão da Justiça Federal, que já confirmou a legalidade das viagens intermediadas pela Buser em território mineiro.

Vale ressaltar que o transporte por fretamento, que se tornou uma alternativa mais barata, confortável e segura para milhões de brasileiros, tem legislação própria cumprida à risca pela Buser e suas parceiras.

O setor de fretamento, reforçado pela nova modalidade de fretamento colaborativo, gera milhares de empregos, contribui com a sociedade no pagamento de impostos e tem sido fundamental para dar sustentação ao turismo brasileiro.

Sobre o caso da ACTur, estamos, junto com o parceiro, tomando as providências cabíveis junto às autoridades. Também reforçamos que os passageiros que estavam à bordo receberão os ressarcimentos devidos”.

8 thoughts on “Fiscalização apreendeu três ônibus de aplicativo em Itaúna e Divinópolis por falta de ATF, diz DER-MG

  1. Deviam apreender os ônibus da viação Itaúna por cozinhar os passageiros durante a viagem. Estão ligando o ar condicionado no mínimo, sem janela e ao reclamar informaram que foi ordem do dono.

  2. Vou repetir o comentário que fiz na data de 17/03/2023:

    Apreender os CACARECOS da Teixeira, isso o DER NAO FAZ!
    NÃO É MESMO?
    ÔNIBUS em ESTADO deplorável com fedentina de mofo e urina, carro com poltronas quebradas sem cinto de segurança e ainda com risco de pegar FOGO na estrada, isso o DER NÃO vê. Ou melhor: FINGE QUE NÃO VÊ.

    Nota-se na foto que o carro do aplicativo esta ANOS LUZ de distância em qualidade. Carro NOVO! Totalmente diferente e seguro! Certamente equipado!

    Despeito desse DER, um bando de ASPONES que justamente na falta do que fazer de verdade, pois HISTORICAMENTE tem muito o que fazer e não fazem – que é APREENDER OS CACARECOS DE TEIXEIRA, SANTA MARIA, GARDENIA, SARITUR E RESTOS de frotas POR AÍ, vão atrapalhar quem deseja trabalhar de verdade e com responsabilidade!

  3. Brincadeira esse BUSER, anda errado e ainda reclama, se tivesse tudo certinho não teria o veículo apreendido. TEM QUE SEGUIR A LEI, ferro neles.

  4. Essa BUSER, veio lá dos EUA, para burlar a lei.Ninguém é preso atoa, com certeza estava errado, e querem se fazer de vítima

  5. sem autorização tem que prender. se são tão organizados assim deveriam não fazer viagens não autorizadas.

    a buser não tem frota própria, apenas emite as autorizações em nome das empresas que pagam para ela captar os passageiros (prática proibida no regulamento).

    ou seja, quando ocorre acidente, cancelamento da viagem, mudança de horário, veículo ou algo pior, vêm com o jogo de empurra das terceirizações e ninguém é responsabilizado.

    já o serviço público de transporte realmente parou no tempo e parece que as empresas só sabem reclamar e nunca fazem nada para melhorar o serviço ou pelo menos cumprir com o regulamento.

    tanto um caso quanto outro, se está irregular deve ser punido. quem ganha somos nós, os passageiros.

  6. Pois não é diferente com os ônibus da gontijo que roda aqui de BH pra Porteirinha além das passagens caras os ônibus e uma corro a velha.

  7. Que delicia! ENTÃO a Viação ITAÚNA agora oferece serviços de SAUNA… HUMMMMMMMM!

    MAS quem usa deve chegar desidratado DEMAIS en BH… OU ENTÃO fica claustrofóbico…

    Imagina a cena do passageiro Viação ITAÚNA: desidratado e claustrofóbico…. hummmmmm

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Sem habilitação para motocicleta fura bloqueio policial e acaba preso por direção perigosa em Itaúna
Next post Radar de fiscalização de velocidade começa a autuar na MG-431, próximo ao Canteiro de Obras, em Itaúna