Viaduto sobre a linha férrea é previsto pela Prefeitura para 2024: obra com a VLI orçada em R$ 20 milhões

@viuitauna

Um projeto preparado pela Prefeitura em parceria com a concessionária VLI propõe a construção de um viaduto para travessia das passagens de nível da Jove Soares e Silva Jardim, mitigando os riscos de acidentes na linha férrea de Itaúna. A previsão de início das obras é 2024, podendo durar aproximadamente 12 meses. O valor inicial estimado é de R$ 20 milhões. Em nota, a VLI diz que a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) possibilitará a antecipação de investimentos e analisa a construção do viaduto – leia mais a seguir.

Segundo a gerente de Trânsito e Transportes da Prefeitura, Cíntia Valadares, há algum tempo o Município vem cobrando da VLI uma posição em relação aos acidentes com trem na cidade.

“Após algumas proposições e discussões, chegaram a conclusão de que é necessário oferecer ao município alguma solução mais eficaz. Assim a proposta é construir um viaduto para travessia das passagens de nível da Jove Soares e Silva Jardim”, afirma.

A Prefeitura diz já ter um projeto proposto pela VLI em mãos e tão logo a Gerência de Projetos e Trânsito aprove, será feita publicidade da proposta.

TRANSPOSIÇÃO DA LINHA FÉRREA Perguntada sobre o projeto de transposição da linha férrea, que já perdura há duas décadas, a Prefeitura se limitou a dizer que não foi discutido a possibilidade da obra, embora tenha sido tratado o que será feito nas demais passagens de nível na cidade.

LEIA A NOTA EMITIDA PELA VLI:

“A VLI esclarece que o processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) possibilitará a antecipação de investimentos que trarão uma série de benefícios para o país. Nesse contexto, ainda em análise, junto aos órgãos reguladores está uma série de obras em infraestrutura e de solução de conflitos urbanos, a exemplo da possibilidade de construção do mencionado viaduto”.

11 thoughts on “Viaduto sobre a linha férrea é previsto pela Prefeitura para 2024: obra com a VLI orçada em R$ 20 milhões

  1. Agora é só a Prefeitura de Itaúna MARCAR TOCA como sempre fez numa lerdeza incrível e de tirar o fôlego e não COBRAR o cumprimento EXATO do que ESTÁ sendo prometido o que já deveria TER sido FEITO HÁ muito tempo.

  2. A Prefeitura diz já ter um projeto proposto pela VLI em mãos e tão logo a Gerência de Projetos e Trânsito aprove, será feita publicidade da proposta…

    TÃO LOGO SIGNIFICA MEDIDA DE QUANTO TEMPO EM ITAÚNA? QUINZE ANOS?

  3. Podemos ter por base DE REFERÊNCIAS o tal Trevo do Morro do Engenho na MG431. LEVOU 10 ANOS PRA FICAR PRONTO E MAL ACABADO POR SINAL.

    TÃO LOGO SIGNIFICA QUANTO TEMPO EM ITAÚNA? QUINZE ANOS DE PRAZO?

  4. Segundo a gerente de Trânsito e Transportes da Prefeitura, Cíntia Valadares, há algum tempo o Município vem cobrando da VLI uma posição em relação aos acidentes com trem na cidade.

    HÁ ALGUM TEMPO seria medida DE QUANTO TEMPO EM ITAÚNA? TRINTA ANOS?
    QUINZE ANOS DE PRAZO É A MEDIDA DE TEMPO EM ITAÚNA PARA TÃO LOGO. OU SEJA: DOIS TÃO LOGO SIGNIFICA O EQUIVALENTE A UM HÁ ALGUM TEMPO? CRONOLOGICAMENTE FALANDO NÉ…

  5. Pensando bem!
    Uma vez for feito o viaduto, breve terão que fazer mais outros em outras vias críticas.
    Neste ponto ficará mais onerosos e supérfluos.
    A tal promessa de transposição de linha férrea prometida há uns anos atrás.
    Como fica?
    Acredito que uma vez, esta transposição ficará mais em conta e menos ônus que vários viadutos futuros.
    Vale a pena um esforço de fazer bem feito da tal transposição da linha férrea para longo prazo do que um viaduto imediatista.
    Uma coisa é o valor da transposição versus vários viadutos futuros.

  6. Resgatei uma revista antiga (2007), na qual, um dos assuntos de capa é que um novo traçado da linha ferreira, já era uma realidade na época.

  7. Tem gente em Itaúna, deve ser VELHA, de caráter SÁDICO, típico aposentado, camisa social usada, bermuda caqui e chinelo de couro, que adora ler no periódico – pra ter o que conversar – sempre uma niva TRAGÉDIA. Um trem PEGANDO um automóvel… Um trem partindo um onibus ao meio… É dos tipinhos de cidade de interior que nada querem que seja feito… Vivem parasitando a cidade dando pitaco onde NÃO devem; acham que sabem…

    Triste Itaúna…

  8. Acredito ser fundamental a prospecção e a construção de um viaduto na área citada, por ser um grave ponto de conflito no trânsito entre pedestres, veículos e o próprio trem, muito pesado vindo do triângulo Mineiro, ele vem de Araguari. Uma passarela para pedestres anexa ao viaduto, isolando o contato entre estes e a composição férrea é sem sombra de dúvidas um equipamento eficaz que garante a segurança local.

  9. Na cidade de Belo vale, a ferrovia corta a cidade. Por motivo de um acidente com um ônibus escolar, a empresa ferroviária construiu um viaduto altíssimo passando por cima da ferrovia e do rio Paraopeba, com passarela lateral. Aqui já poderia ter sido feito isto a muito tempo.O ponto ideal seria R. Santana para o Universitário. O Brasil não se espelha nos projetos da Espanha.Lá ninguém passa por cima da ferrovia.

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