@viuitauna
O governador Romeu Zema (Novo) assinou nesta sexta-feira (31) o contrato de concessão do Rodoanel da Grande Belo Horizonte (RMBH) com a empresa italiana INC S.p.A. O projeto contará com aporte de R$ 3,07 bilhões do Estado para a sua implementação e será a maior Parceria Público-Privada (PPP) de Minas Gerais. Ao todo serão 100 quilômetros de malha rodoviária, composta por quatro alças (Norte, Oeste, Sudoeste e Sul), passando por 11 cidades da RMBH: Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Ibirité e Nova Lima.
De acordo com o Estado, as melhorias fazem parte das ações estratégicas de infraestrutura definidas pelo governador para que, nos próximos oito anos, a Região Metropolitana passe por processo de completa transformação na mobilidade urbana. A expectativa é que as obras tenham início em meados de 2024 e a conclusão das alças Oeste e Norte seja realizada até o sexto ano do contrato.
O Rodoanel proporcionará benefícios como a diluição do tráfego da RMBH, redução do tempo de viagem entre 30 e 50 minutos – tanto para mobilidade urbana quanto para transporte de cargas – e diminuição do fluxo de aproximadamente 5 mil caminhões na área urbana da capital. Outro impacto positivo está na segurança para motoristas e passageiros, com a estimativa de que cerca de mil acidentes sejam evitados por ano, com a requalificação da vocação do Anel Rodoviário de Belo Horizonte.
“Esta conquista marca um momento muito importante para o nosso estado, que vai mudar muito – e para melhor – em direção ao futuro”, disse Zema após assinar o contrato de concessão do empreendimento.
O governador ressaltou como parte da transformação obras de grandes dimensões como a concessão e da ampliação do metrô de Belo Horizonte e a retomada das obras de seis hospitais regionais, incluindo o de Divinópolis. Zema mencionou ainda problemas enfrentados pelos mineiros devido ao fluxo de veículos e congestionamentos para se chegar a BH pelo Anel Rodoviário, e estabeleceu um paralelo com a alça metropolitana da maior cidade do Brasil.
“Em São Paulo, que sempre frequentei por questões profissionais e também onde fiz faculdade, vi a transformação nos últimos 20 anos com o Rodoanel, com sua última etapa sendo concluída agora. Eu tenho certeza que o impacto em BH será ainda maior”, projetou.
AUMENTO ESTIMADO NO PIB Para a economia da RMBH, a nova estrutura viária proporcionará um aumento de 7% a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos, crescimento da produção entre 0,8% e 1,3% no mesmo período, além da geração de até 15 mil empregos diretos e indiretos, expansão e desenvolvimento das cidades próximas ao Rodoanel.
“Uma revolução está sendo promovida que vai impactar diretamente as nossas cidades, trazendo melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento econômico para a RMBH e, acima de tudo, preservando vidas. A população sofre muito com o Anel Rodoviário e os milhares de acidentes que acontecem lá todo ano”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno.
Além do aporte de R$ 3,07 bilhões do Estado, a concessionária deverá investir cerca de R$ 2 bilhões para financiar a implantação, manutenção e operação do Rodoanel. Ao longo do processo, a empresa será responsável pela elaboração de projetos básico e executivo, construção da rodovia, sua operação e manutenção pelo prazo de 30 anos. Ao governo estadual, caberá a fiscalização do contrato para que todas as exigências sejam cumpridas pela concessionária e verificar a qualidade e nível dos serviços oferecidos conforme as demandas e necessidades dos usuários da via.
E MAIS…
Licenciamento ambiental
Conforme informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o procedimento de licenciamento ambiental será iniciado com a caracterização pelo empreendedor de todas as atividades exercidas que estão sujeitas à validação do órgão, além de intervenção ambiental e uso de recursos hídricos necessários ao projeto. Todos os impactos inerentes são identificados por meio de estudos técnicos e analisados para elaboração de parecer multidisciplinar. As análises dos processos de licenciamento são conduzidas pela Semad, em observância aos trâmites legais, que permitem ampla participação de órgãos, entidades competentes e sociedade civil, buscando soluções técnicas e processualmente viáveis na tutela da qualidade ambiental no território mineiro.
Comunidades tradicionais
O Governo do Estado tem se organizado para realizar, de maneira efetiva e transparente a Consulta Livre, Prévia e Informada dos povos e comunidades tradicionais potencialmente afetados pelo Rodoanel. O diálogo já foi iniciado com representantes dessas comunidades, inclusive com a participação do Ministério Público. Um grupo de trabalho com participação das Secretarias de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) também será instituído para estudo e definição dos critérios de execução da consulta, a serem apresentados.
Sobre a INC S.p.A
Fundada no final dos anos 1960 por iniciativa da família Dogliani, a INC S.p.A. realizou, na última década, alguns dos mais importantes contratos públicos italianos, com destaque para a rodovia Anas, entre Cesana e Claviere, e a rodovia Macrolot n. 2 de Salerno a Reggio Calábria. No setor ferroviário, vale destacar o VLT de Palermo, já em operação, e a linha férrea Palermo, em fase de construção. Atualmente, a empresa também investe no setor de concessões rodoviárias, com o financiamento e construção da Rodovia Pedemontana Veneta, uma estrada de cerca de 100 quilômetros, entre as províncias de Vicenza e Treviso que, com seu valor de cerca de 2,3 bilhões de euros, projeta a empresa no cenário nacional e internacional.
Eu assisti a tal cerimônia de assinatura do certame.
E claro, assisti ao discurso do governador.
Aqui para nós, sinceramente, que cansaço!, foi um discurso horrorosamente horrível, pra não dizer coisa pior.
Um monte de palavras soltas, sem conexão alguma. Faladas apenas para cumprir um protocolo do “ai que saco por estar aqui fazendo isso”. A redação de um discurso (coisa que o empresário governador não tem o hábito saudável de fazer pois não se dá bem com o vocabulário) é o MÍNIMO de respeito que o comunicador tem para com as pessoas que o ouvem. Falar qualquer coisa por falar ENTÃO é preferível e mais agradável ficar de boca fechada. Estamos muito mal de um governador que já provou não ser articulista e capacitado. É por isso que ele não se dá bem com o legislativo. Não tem vitórias por lá. Nem terá.
Mas seguindo…
Papel aceita tudo.
Agora, daí a começar a fazer o que é necessário ser feito É outros “quinhentos”…
E ter competências e pulso firme para cobrar a execução da obra e o cumprimento EXATO do que ESTÁ contratado e no cronograma estabelecido.
Rodoanel podemos afirmar e convenhamos não é uma lojinha Zema…
Romeu desconexo da realidade, com a mesma fala batida, repetitiva, entediante e evidente sem apresentar uma perspectiva de esperança aos mineiros está mais para o seguinte diagnóstico: que o acordado NÃO aconteça…
A ver.