Carla Corradi
Bruno Freitas
@viuitauna
A participação do comércio, somado aos serviços de alojamento e alimentação, representa 22% do total de trabalhadores em Itaúna, segundo a Caravela Dados e Estatísticas, e está concentrada em supermercados, lojas de variedades, roupas e calçados, que empregam 1,9 mil trabalhadores.
Com isso, avalia a consultoria, a diversidade do comércio é considerada alta, assim como a dos serviços, que também contempla empresas de vários setores na cidade, tornando a concorrência mais acirrada de um modo geral.
“O comércio atacadista de químicos, papel e sucatas e os supermercados e lojas de variedades se destacam com operações de maior volume de trabalhadores per capita que os demais municípios, o que indica alta concorrência nestes setores”, ressalta o levantamento.
E MAIS…
Abertura de Empresas
Até março de 2023, Itaúna registrou a abertura de 96 novas empresas, sendo que 11 atuam pela internet. Neste último mês, 46 novas empresas se instalaram, sendo 5 com atuação pela internet. Este desempenho é maior que fevereiro (19). No ano de 2022 inteiro, foram registradas 327 empresas na cidade. Na região, somam-se 1,1 mil novas empresas, valor superior ao desempenho do ano passado. Destacam-se Divinópolis, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Formiga, que somaram um total de 707 novas empresas, o que representa 63,9% do total de empresas abertas na região no período.