@viuitauna
No dia 25 de março foi realizada a primeira edição do Programa de Visitas da mineradora ArcelorMittal em Itatiaiuçu, com o objetivo de abrir as portas da empresa. Moradores da região podem assim conhecer a Mina de Serra Azul e visitar as obras da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) – barreira física que está sendo construída para conter 100% do material, em caso de possível ruptura da barragem de rejeitos. As inscrições são feitas por telefone ou pela internet – leia mais a seguir.
De acordo com o divulgado pela assessoria de comunicação da empresa, a visita teve início com um café de boas-vindas e uma breve apresentação institucional. Logo após, os participantes foram encaminhados ao mirante da Mina, de onde se tem uma visão panorâmica de toda a operação da produção do minério de ferro e das obras de expansão da empresa.
Eles conheceram ainda o Centro de Monitoramento da Barragem, local no qual técnicos acompanham, em tempo integral, os diversos indicadores de segurança da estrutura, entre eles a pressão interna, as vibrações e o nível e a vazão de água. Por fim, nas obras da ECJ eles viram de perto, os trabalhos de cravação dos tubos de aço no solo, que, em breve, formarão a barreira de proteção. Ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Operações dos Equipamentos não tripulados, utilizados para reduzir o número de trabalhadores dentro da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem.
Letícia Rodrigues da Silva é moradora de Pinheiros e sempre participa das ações da empresa na região.
“Acho importante que todos os moradores conheçam de perto como é que o funcionamento da Mina de Serra Azul e a construção da ECJ. Somos vizinhos e precisamos nos conhecer melhor e ter uma boa relação”, afirma.
INSCRIÇÕES As inscrições para as próximas turmas de visitantes estão abertas e os interessados podem ligar para o número 0800 721 2425 ou acessar o link l1nk.dev/WzWKd
Achei muito apropriado está iniciativa, desejo participar desta visita.
Boa tarde sou moradora de itatiaucu tenho interesse em conhecer de perto todo processo de construção do Ecj