Artesanato e bordado são incentivados em projetos apoiados pela Mineração Usiminas em Itatiaiuçu

@viuitauna

Mais de 150 pessoas se formaram em 14 cursos de artesanato do Projeto de Manutenção das Atividades da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa) após dez meses de oficinas em Itatiaiuçu. Enquanto isso, o projeto projeto Bordando Memórias está a todo vapor na cidade e mais de 40 mulheres da região participaram da aula inaugural do curso, nas comunidades de Curtume e Vieiras. As ações são apoiadas pela Mineração Usiminas, por meio de incentivos das leis estadual e federal de Incentivo à Cultura.

No projeto desenvolvido pela Acirpa, os participantes tiveram a oportunidade de capacitação em tear mineiro (básico, intermediário e avançado); costura (básica e avançada); customização artística com reciclagem em tecido; customização artística com tingimento natural em tecido; customização artística com ornamentação em vaso; patch aplique; pintura em tecido; desenho artístico (básico 1 e 2) e pintura em tela (básico e avançado).

Mais de 150 pessoas se formaram em 14 cursos de artesanato da Acirpa

O objetivo foi valorizar, desenvolver e manter viva a produção do artesanato, a iniciativa visa estimular a economia criativa e promover a autonomia profissional dos artesãos, além de fortalecer a cultura local.

“Eu e minha família nos identificamos bastante com as oficinas, pois era o que buscávamos há muito tempo, poder participar desse mundo das artes/artesanato e, principalmente, proporcioná-lo para a nossa filha”, afirma Adriana Freitas, mãe de uma das artesãs certificadas.

Para a gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, a parceria com a Acirpa deixa a todos da mineração felizes e certos de que estão contribuindo com uma iniciativa capaz de valorizar o artesanato como arte e como fonte de renda.

“O que fortalece a comunidade e a cultura local. Portanto, só podemos agradecer e compartilhar a boa notícia de que vamos seguir com mais um ano de patrocínio”, aponta Magalhães.

ARTE E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO O Projeto Bordando Memórias se estenderá pelas próximas semanas e promete capacitação para um novo ofício, em busca de oportunizar a geração de renda e o compartilhamento de histórias por meio da arte. Haverá também palestras sobre empreendedorismo artístico, mostra de cinema e exposição. Ao fim do curso, as participantes receberão certificados, além de uma bolsa auxílio como incentivo à economia criativa.

Projeto itinerante já viajou por seis cidades brasileiras incentivando a produção manual e a geração de emprego e renda

Assim, por meio do bordado, o projeto espera que as mulheres sejam impactadas pela arte e reflitam sobre suas individualidades, estimulando a autonomia e criando expectativas.

“No Bordando Memórias, nós aprendemos muito. E é muito bom ver o apoio da Mineração Usiminas para que o projeto aconteça e chegue às comunidades. Já trabalho há tempos com artesanato e somente aqui na cidade tive tanta oportunidade”, comenta Leni Aparecida Mendes, de 59 anos, sendo que há 45 deles atua como artesã.

2 thoughts on “Artesanato e bordado são incentivados em projetos apoiados pela Mineração Usiminas em Itatiaiuçu

  1. Este projeto deveria vir pra Itaúna também!!!! Eu adoraria participar!!
    Poderiamos criar uma identidade de bordado da cidade de Itauna q se tornasse referência nacional!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Hospital lança nova fase da campanha Troco Solidário com o Rena e Mart Minas divulga repasse à AVACCI
Next post ArcelorMittal inicia programa de visitas guiadas na Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu; saiba como participar