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Com o anúncio de um memorando de entendimentos com a Coteminas e sua coligada Companhia Tecidos Santanense, a gigante de fast fashion Shein, sediada em Singapura, terá uma parceria para a produção e exportação de produtos para o lar, com a promessa de modernizar a produção das indústrias têxteis, em meio à crise vivenciada em unidades como as de Itaúna e Pará de Minas. O acordo foi anunciado horas depois de o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmar que a marca asiática de e-commerce prometeu nacionalizar até 85% das vendas no Brasil em até quatro anos. Em Itaúna, a produção da Santanense está paralisada desde dezembro, apontam funcionários.
A medida surgiu após o governo voltar atrás na decisão de pôr fim à isenção tributária para encomendas internacionais de até US$ 50. A modalidade de compra, segundo a Receita Federal, tem sido utilizada de forma ilegal por plataformas como a Shein, Shopee e Aliexpress, que estariam enviando as encomendas como se o remetente fosse uma pessoa física, e não uma empresa. Outra estratégia apontada é a divisão de um mesmo pedido em vários pacotes menores, a fim de não ultrapassar a faixa de isenção.
O acordo com o grupo Coteminas, segundo fato relevante divulgado pela Springs Global, multinacional que controla as empresas mineiras, envolve o esforço conjunto para que 2 mil clientes confeccionistas passem a ser fornecedores da Shein para atendimento do mercado doméstico e da América Latina, financiamento para capital de trabalho, e contrato de exportação de produtos para o lar – leia mais a seguir.
SHEIN EM NÚMEROS
- 10 mil funcionários em todo o mundo
- 150 países
INVESTIMENTO PARA MODERNIZAR PRODUÇÃO Na quinta-feira (20), a Shein anunciou que investirá R$ 750 milhões no Brasil para aumentar a competitividade de fabricantes têxteis brasileiras, por meio de tecnologia e treinamento. Segundo a empresa, o objetivo é que as fábricas possam modernizar seus modelos de produção. A parceria pode gerar 100 mil novos empregos, segundo a Shein.
“Isso permitirá que os produtores locais gerenciem melhor os pedidos, reduzam o desperdício na fonte e diminuam o excesso de estoque, resultando em maior agilidade para atender à demanda do mercado”, diz comunicado da empresa.
A carta de compromissos da empresa foi entregue ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Outro compromisso firmado, segundo o ministro, foi a adesão da empresa ao plano de conformidade da Receita Federal. Haddad destacou que os chineses manifestaram a disposição de “normalizar as relações com o Ministério da Fazenda”.
“É uma coisa para nós muito importante que eles vejam o Brasil não apenas como mercado consumidor, mas como uma economia de produção”, disse Haddad.
PARCERIA DETALHADA O @viuitauna entrou em contato com a área de mídia da Shein, questionando como a parceria será executada, e aguarda um posicionamento.
LEIA O COMUNICADO DIVULGADO PELA SPRINGS GLOBAL:
Eu sei que eu amo os produtos da loja Sheen, amo essa loja, tudo é maravilhoso e lindo.e os preços são bem pequenininho. Lojasdo Brasil são exploradorail l