Itatiaiuçu Conecta: programa lançado pela Prefeitura busca diminuir dependência da mineração

@viuitauna

Com localização estratégica, margeada pela rodovia Fernão Dias, Itatiaiuçu está preparada para a atração de novos negócios além da atividade minerária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e na melhoria da qualidade de vida, afirma a Prefeitura do município. Na manhã de quinta-feira (4), foi lançado o Itatiaiuçu Conecta, programa público com a proposta de diversificar a economia local a partir da cadeia de fornecedores da mineração, atraindo empresas de segmentos variados, diminuindo assim a dependência da atividade minerária.

Itatiaiuçu conta com três grandes mineradoras: ArcelorMittal, Minerita e Usiminas, com previsão de duração da atividade minerária até 2056, 2065 e 2061, respectivamente. A cerimônia de lançamento do programa contou com a presença do prefeito de Itaúna, Neider Moreira (PSD).

Para alcançar o objetivo, Itatiaiuçu passa a disponibilizar políticas públicas e ferramentas de fomento inteligentes e estratégicas, que incluem Fundo de Desenvolvimento Econômico, licenciamento ambiental de empreendimentos municipalizado até a classe 4, Plano Diretor em operação, Banco de Áreas, Condomínio Empresarial – indústria e logística, Estratégias municipais de qualificação de mão de obra, tendo o CEFET-MG como uma das instituições de ensino parceiras e o Bolsa Trabalho.

Entre iniciativas voltados para a microeconomia, a Prefeitura de Itatiaiuçu destaca a implantação da Sala Mineira do Empreendedor e do Programa Compras Governamentais e ações voltadas para o empreendedorismo feminino, além do SINE.

Para o prefeito de Itatiaiuçu, Adélcio Rosa, o Adélcio da Farmácia (PSC), embora haja abundância de recursos oriundos da CFEM, a atual gestão tem pensado em uma cidade economicamente saudável para além da atividade minerária, uma vez que os recursos naturais são finitos.

“E quando eles não mais ditarem os rumos da economia local, precisamos estar amparados em fontes de receitas mais sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental. E é essa visão de médio e longo prazo, o que nos levou a aderir ao Programa de Diversificação Econômica quando assinamos o Protocolo de Intenções entre o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG)”, afirma.

Rosa aponta que diversas iniciativas em curso estão alinhadas com a proposta de tornar a atividade minerária mais ativa e responsável no processo de diversificação econômica.

“Estamos capacitando nossa população, e criamos ferramentas de fomento para fortalecer os empreendedores locais, para criar um ambiente ainda mais favorável para todos aqueles que escolherem a nossa cidade para fazer negócios e para viver.”

Prefeito Neider Moreira (PSD) participou do lançamento do programa, na quinta-feira (4)

INCENTIVO O secretário Municipal de Planejamento de Governo e Desenvolvimento Econômico, Afrânio Duarte, aponta que Itatiaiuçu vive um momento ímpar ao buscar e implantar o programa, com uma série de iniciativas com vistas a atrair empresas interessadas em fazer negócios.

“Sobre isso, não posso deixar de citar a capacitação da mão de obra local e o incentivo aos empreendedores aqui instalados e que acreditam que Itatiaiuçu nos reserva voos bem mais altos, e sólidos, com um mercado em franca expansão e que, por ora, vem recebendo a atenção e os esforços da administração pública como um todo. Estamos certos de que Itatiaiuçu está preparada para acolher e atrair novos negócios”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Polícia Civil confirma que menor de idade chamou o SAMU ao ver a mãe morta em casa, em Itaúna
Next post Acidente deixa carro destruído na MG-050 em Itaúna