@viuitauna
A deputada Lohanna França (PV) propôs na Assembleia Legislativa uma audiência pública para discutir os problemas enfrentados na saúde da macrorregião Oeste, do qual Itaúna faz parte. Lohanna apontou que a população está vivendo uma “situação avassaladora”, afetando todas as cidades atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Itaúna, cerca de 79% da prestação de serviços do Hospital Manoel Gonçalves é voltada à pacientes do SUS, cuja tabela de remuneração está congelada há 14 anos, com uma defasagem aproximada de 600%.
A proposta de audiência foi defendida pela parlamentar durante pronunciamento no Legislativo mineiro. Segundo Lohanna, em Divinópolis, sede da macrorregião da saúde, “tem prefeito sequestrando recurso de hospital, que tem a conta da saúde reprovada por dois anos”.
“Uma cidade sem Plano Municipal de Saúde em que o secretário teve a audácia de propor um plano plagiado de Belo Horizonte. Uma cidade dessas tem que ser pauta da Assembleia de Minas”, defendeu.
A parlamentar apontou ainda que a situação alarmante da saúde pública no município não afeta somente Divinópolis e sim todas as cidades da macro que são atendidas pelo SUS.
“E depois não adianta pedir votos na região, porque na hora que o povo estava morrendo e dependendo da gestão de uma cidade pra poder ter atenção terciária, por exemplo dos pagamentos de recursos, aí não ajuda! Se posicionar pela saúde do povo Centro-Oeste é exigir que a Prefeitura de Divinópolis, que recebe repasses específicos do Estado por ser sede da macrorregião, faça o mínimo que é o seu trabalho”, criticou.
SEGUE PARA MESA DIRETORA O pedido de audiência foi aprovado pelas comissões da ALMG e segue para a Mesa Diretora para votação e aprovação dos deputados.