Mitre participa da reunião do COSUD e destaca lideranças: “Juntos, poderão superar desafios”

@viuitauna

O ex-deputado estadual e presidente do BDMG Cultural, Gustavo Mitre, participou do 8º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que reuniu os governadores dos sete estados das regiões Sudeste e Sul do país, em Belo Horizonte. Mitre expressou a honra em compartilhar esse momento e destacou o legado deixado pelos líderes em suas regiões, em especial os trabalhos de Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo.

Após o encontro, os governadores apresentaram uma carta de compromissos ressaltando a defesa da liberdade, da geração de emprego e renda, além da responsabilidade fiscal. O documento também reitera o pedido de formalização do consórcio, solicitando aos presidentes das Assembleias Legislativas e deputados que a medida seja aprovada rapidamente, o que fortalecerá a atuação conjunta dos estados.

Mitre ressaltou satisfação em ver as autoridades comprometidas com o desenvolvimento econômico e social das regiões. O ex-deputado por Itaúna acredita que o COSUD será um marco importante na busca por soluções conjuntas e no fortalecimento da cooperação entre os estados.

“Juntos, eles poderão superar desafios e construir um futuro mais próspero e promissor para todos os brasileiros”, afirmou Mitre.

REPRESENTATIVIDADE O último dia de programação do encontro, neste sábado (3), também contou com um debate entre os chefes do Executivo, ocasião em que Zema deixou uma mensagem de otimismo, pontuando algumas conquistas significativas para o país nos últimos dez anos.

“A lei de responsabilidade fiscal faz parte desses avanços. Qualquer país do mundo que deu certo teve o compromisso com a responsabilidade fiscal. A independência do Banco Central foi outro avanço, seguido da lei das estatais, o marco do saneamento e autorização das ferrovias”, apontou o governador de Minas.

Em sua participação, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou que o consórcio deve ser um grande instrumento para ajudar o país, uma vez que os governadores, nos últimos anos, ganharam expressivo protagonismo.

“Da noite para o dia, fomos obrigados a buscar soluções para problemas jamais enfrentados, como a pandemia de Covid-19. Foram exigidas medidas rápidas, sem os devidos apoios. Demos conta. Por isso, devemos usar cada vez conquistas para fazer o melhor para a nossa população”.

CRESCER COM MAIOR DINAMISMO Tarcísio de Freitas ressaltou que é importante que os governadores estejam unidos para resolver os diversos problemas, muitas vezes comuns, para que o país consiga crescer com maior dinamismo.

“A inovação deve estar cada vez mais presente na elaboração e no funcionamento das políticas públicas. Trabalhar de forma integrada é o melhor caminho na busca de resultados”, disse.

Documento lido no encerramento do evento defende formalização do consórcio e atuação conjunta para atingir os objetivos da região

E MAIS…
Coordenação do consórcio

Ainda durante a cerimônia de encerramento, Romeu Zema anunciou que o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), foi escolhido para ser o primeiro coordenador do COSUD, posto que ocupará por 12 meses, a partir de 1º de janeiro de 2024. A cada ano, um novo governador será designado para a coordenação do consórcio, em um sistema de revezamento que estabelece que o vice-coordenador será o mandatário de um estado da outra região. A próxima reunião do grupo ocorrerá em 90 dias, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Novo presídio de Itaúna será concluído em dezembro de 2024: capacidade para 306 vagas, diz Sejusp
Next post Carro capota após outro veículo reduzir a velocidade próximo à radar na MG-431, neste domingo (4)