Atear fogo em lotes vagos e terrenos é crime, passível de detenção e multa – saiba como denunciar

@viuitauna

Os focos de incêndio são um desafio em Itaúna e de acordo com o Corpo de Bombeiros, estão entre os principais problemas ambientais, junto com o desmatamento, alertando sobre a necessidade de conscientização da população. Somente na terça-feira (13), o 2º Pelotão de Bombeiros Militar combateu quatro incêndios relacionados a fogo em lotes vagos e terrenos, no Alto do Rosário, Cidade Nova, Jadir Marinho e Olímpio Moreira. Apesar da recorrência, não foi identificado nenhum autor, nem a motivação dos focos. Atear fogo é crime, passível de detenção de dois a quatro anos e multa – leia mais a seguir.

Todos os anos, no período de estiagem que vai de maio a setembro, o clima seco e a escassez de chuvas deixam a vegetação suscetível às queimadas. Situação que provoca danos à saúde das pessoas.

“Estamos no hospital com as crianças com crise de asma. Colocaram fogo só em um lote em específico, que capinaram e fizeram o passeio essa semana, o mato estava baixinho, mas colocaram fogo para não crescer rápido”, afirma uma moradora do Olímpio Moreira, bairro de Itaúna onde o problema se repete.

“Estamos todos passando mal, nossas casas ficaram insuportáveis de ficar. Todos os anos, ou quando o mato está alto, fazem isso”, diz ela.

A Prefeitura ressalta que, para que seja possível uma fiscalização, é necessário que seja feita uma denúncia com informações completas do endereço do foco de incêndio. Uma equipe então poderá comparecer ao local para averiguar.

“É preciso que todos tenham consciência que queimada não é legal. Já estamos com material publicitário reforçando a necessidade de consciência no quesito. Para tentar combater, a Prefeitura tem seu setor de fiscalização. Porém ele não consegue atuar quando há uma falta de consciência em níveis mais complexos. Nenhuma cidade do país consegue fiscalizar consciência”, ressalta a Prefeitura de Itaúna.

As denúncias podem ser feitas por meio da ouvidoria pública, por telefone ou e-mail (ouvidoria@itauna.mg.gov.br). Em caso de flagrante, o cidadão deve acionar a Polícia Militar Ambiental.

Na terça-feira (13), Corpo de Bombeiros atendeu quatro ocorrências: uma delas, no Alto do Rosário

APAGUE ESSA IDEIA
7 dicas para evitar queimadas:

  • Provocar incêndio florestal e colocar fogo em terreno baldio é crime com pena de 2 a 4 anos de prisão;
  • Não faça fogo para limpar beira de estradas;
  • Jogue o lixo na lixeira e não pela janela do carro;
  • Não solte balões;
  • Não faça fogueiras;
  • Faça a capina regular do seu quintal ou terreno, em vez de atear fogo;
  • Apague a sua guimba de cigarro antes de descartá-la

TELEFONES ÚTEIS
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar Ambiental – (37) 3691-8053
Ouvidoria pública – (37) 3249-9771 e 3249-9772

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Carga de bobina de papelão tombou na MG-050 após carreta sair de alça de retorno da rodovia
Next post Operação da PMRv e DER-MG apreende quatro ônibus por transporte irregular na MG-431 em Itaúna